Notícias

Unesc oferece Curso Básico de Informática para alunos da Guarda Mirim de Cacoal


Ao longo de três meses, 38 alunos com idades entre 12 e 17 anos participaram do curso oferecido pela Unesc

Há 30 anos, a Guarda Mirim tem feito a diferença na vida de milhares de jovens da cidade de Cacoal. Desde 1988, mais de 10 mil crianças e adolescentes passaram pela instituição, que se tornou uma referência para toda a região.

A Unesc é parceria da Guarda Mirim e neste ano ofereceu um Curso Básico de Informática. Ao longo de três meses, 38 alunos, entre 12 e 17 anos, participaram do curso, recebendo recentemente o certificado de conclusão. O curso, oferecido nas dependências da Guarda Mirim, foi ministrado pelos alunos do curso de Sistemas de Informação da Unesc, sob a coordenação dos professores universitários, com aulas duas vezes por semana.

“O objetivo da Guarda Mirim é preparar o adolescente para o mercado de trabalho. O curso oferecido pela Unesc foi algo muito importante, pois subsidia as crianças e adolescentes, em vulnerabilidade social, quanto à inclusão digital”, destacou o presidente da Guarda Mirim, Nelson Rangel.

A Guarda Mirim tem como papel social manter os jovens focados em ações que possam contribuir com sua formação pessoal e profissional, oferecendo diversos cursos e atividades que os preparem para o mercado de trabalho e para a formação da cidadania. Ao longo de todo o ano, em período alternativo à escola, a Guarda Mirim ofereceu ainda aulas de reforço escolar, cursos profissionalizantes, aulas de balé e de diversas atividades esportivas.

Para o professor Alberto Ayres Benício, coordenador dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação da Unesc, esta parceria contribui não só para a formação dos alunos da Guarda Mirim, como para a formação acadêmica dos alunos da Unesc.

“É uma oportunidade para colocar o acadêmico em ação, na carreira que ele tem buscado. Projetos como este podem despertar o interesse pela docência, por exemplo. Já na questão social, o mundo hoje é globalizado e tudo depende do computador. Então desta forma, tornamos mais fácil para os jovens adquirir conhecimentos nesse sentido, facilitando depois o ingresso no mercado de trabalho”, concluiu.

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)