fbpx

Biblioteca

Biblioteca

Localizada no bloco F numa área de 808 metros quadrados, a Biblioteca da UNESC foi instalada em julho de 1987 com o início do curso de Pedagogia e tem por finalidade fornecer à comunidade acadêmica apoio bibliográfico e suporte informacional necessários ao desenvolvimento dos programas de ensino, pesquisa e extensão.

Objetivos da Biblioteca
Constituem-se seus objetivos proporcionar serviços bibliotecários e de informação à comunidade universitária, de modo a contribuir para o desenvolvimento dos programas de ensino, pesquisa e extensão; reunir, organizar, manter e divulgar a produção intelectual da UNESC; catalogar as publicações adquiridas por meio de compras, assinaturas ou doações e disponibilizá-las para consulta nas estantes; prestar atendimento e orientações técnicas aos usuários; disponibilizar aos usuários materiais de consulta bibliográfica por meio de obras de seu acervo ou aquelas recebidas por intercâmbio com outras bibliotecas.

Acervo
O acervo possui atualmente 52.642 volumes (maio/2017) composto por livros, periódicos e revistas especializadas, cd-rom, DVD, jornais, mapas, obras especiais, obras de referência, processos transitados em julgado e arquivados nas áreas penal e civil. A Instituição mantém assinaturas correntes de periódicos de diversas áreas.

Informatização do acervo
Todo o acervo da Biblioteca e serviço de catalogação estão informatizados com possibilidade de consulta, reserva e renovação de empréstimos por meio de microcomputadores na IES ou de qualquer outro que tenha acesso à Internet.

Terminais de consulta ao acervo e à internet
Estão disponibilizados na Biblioteca 18 terminais para consulta ao acervo e Internet.

Usuários
São todos aqueles que fazem uso do acervo, dos recursos ou dos serviços disponíveis na Biblioteca, dividindo-se em:
Grupo 1: Alunos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão;

Grupo 2: Professores;

Grupo 3: Servidores Técnicos e Administrativos;

Grupo 4: Membros da comunidade externa.


Atendimento ao usuário e acesso ao acervo
O atendimento ao usuário é feito no balcão de atendimento por ordem de chegada à Biblioteca. O acesso ao acervo é livre e conta com funcionários para prestar as informações necessárias aos usuários quanto à procura de obras no sistema, localização nas estantes e outros serviços.

Empréstimo domiciliar
O empréstimo domiciliar das obras catalogadas é permitido somente aos usuários dos grupos 1, 2 e 3 em situação regular. As obras do acervo são disponibilizadas também à comunidade e estudantes de escolas públicas e privadas para consulta local.

Horário de funcionamento 

De segunda à sexta-feira, das 9h às 22h45min, e aos sábados letivos.

Pessoal técnico e administrativo
A Biblioteca dispõe de uma bibliotecária graduada em biblioteconomia e assistentes.

Estrutura Organizacional
Sua estrutura organizacional está definida em dois setores distintos: setor técnico, onde se realiza todo o processamento técnico nos documentos, como a classificação, o tombamento, a catalogação informatizada, dentre outros, e setor administrativo, relacionado com a administração e o atendimento aos usuários. Estes setores estão subdivididos em quatro seções:
Seção 1 – Administração geral: Exercida por uma bibliotecária-chefe, graduada em biblioteconomia. As atividades administrativas envolvem o desenvolvimento e a implantação de políticas para coleções, reserva e descarte de materiais bibliográficos, seleção e aquisição de materiais impressos ou não e a elaboração e apresentação de relatórios.
Seção 2 – Processamento técnico: Exercido pela bibliotecária-chefe, auxiliada por assistentes. Nesta seção é realizada a classificação dos documentos por áreas temáticas e a indexação dos mesmos utilizando palavras-chaves que funcionam como descritores. As atividades técnicas desenvolvidas são: catalogação, utilizando o CDD; organização de arquivo com materiais em vários formatos; manutenção de periódicos; indexação de artigos de periódicos; desenvolvimento, implementação, análise e relato de avaliação em necessidades de preservação; realização de reparos de preservação e encadernação em folhetos, livros, etc.
Seção 3 – Atendimento e orientação ao usuário: Exercido por todos os funcionários deste setor. São oferecidos os seguintes serviços pela seção: realização de pesquisa on-line; treinamento no uso de diversas bases de dados; atendimento para referência geral; operação de empréstimos, devoluções, renovações e reservas, etc.
Seção 4 – Memória: Tem por finalidade reunir, organizar e manter a memória documental da UNESC. Oferece consulta local de monografias, TCCs, dissertações, livros, periódicos e catálogos produzidos pela UNESC ou sobre ela.

Instalações para estudos
No espaço físico da Biblioteca há gabinetes para estudos individuais, gabinetes para estudos coletivos, sala de leitura e sala de projeção.
Gabinetes de estudo individual: São 9 gabinetes de estudo individual fechados. A utilização dos gabinetes pode ser feita por todos os usuários.
Gabinetes de estudo coletivo: São 3 gabinetes de estudo coletivo com capacidade para 5 pessoas exclusivos para a utilização de grupos de usuários, sendo vedada a utilização individual. A utilização dos gabinetes pode ser feita por todos os usuários.

Gabinetes de estudo coletivo e reunião: Dispõe de 1 gabinete que pode ser usado tanto para estudo coletivo quanto para reuniões.
Sala de Leitura: Destinada à utilização por todos os usuários, a sala de leitura disponibiliza mesas colocadas entre as estantes para acesso direto ao acervo.

Política de expansão e atualização

A Biblioteca tem definida uma política de expansão e de atualização de seu acervo para atender de modo satisfatório a demanda ocasionada pelo aumento de usuários. Por isso, a aquisição de livros leva em consideração a indicação de docentes, procura pelos discentes, indicação dos coordenadores de cursos, compatibilidade do acervo com o conteúdo das disciplinas e reposição devido a danos.

Com base nesses critérios de aquisição e de acordo com o plano de expansão da Biblioteca, há a previsão de compras anuais estabelecidas pelo planejamento econômico-financeiro da Instituição por meio de recursos do FAB – Fundo de Apoio à Biblioteca.

Os periódicos são adquiridos por assinatura, intercâmbio ou doação de diversas universidades e faculdades brasileiras, prevalecendo as assinaturas.

Sistema de segurança
A Biblioteca está equipada com câmeras de vídeo, portal com sensor eletrônico e fita magnética nas obras do acervo.

Serviços

Embora seu público principal seja a comunidade acadêmica da UNESC, a Biblioteca também atende à comunidade externa, proporcionando-lhe não só a consulta ao seu acervo como os demais serviços a seguir indicados, com exceção do empréstimo domiciliar e do apoio na elaboração de trabalhos acadêmicos.

Os serviços prestados pela Biblioteca visam, sobretudo, dar suporte a alunos e professores para a melhor utilização do acervo e dos recursos disponíveis.

Atendimento e informações ao usuário

Orientação individualizada ao usuário na busca de informações e na utilização do acervo. Todos os funcionários da biblioteca atenderão aos usuários que necessitarem de esclarecimentos sobre o uso do catálogo informatizado, os fundos bibliográficos e documentais, os serviços e recursos disponíveis, bem como sobre os contatos com outras bibliotecas nacionais ou estrangeiras.

Comutação Bibliográfica (COMUT)

Oferece serviço de comutação (COMUT) por meio do IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) atuando como biblioteca solicitante. É por meio deste serviço que é possível solicitar cópias de materiais bibliográficos de outras instituições, como artigos de periódicos, teses e anais de congressos, mediante a cobrança do custo da reprografia e despesas de Correios.

Visitas Guiadas

Propicia o conhecimento da estrutura da Biblioteca e dos serviços que oferece, bem como treinamento aos usuários quanto à correta utilização dos terminais de consulta ao acervo, base de dados, bibliotecas virtuais, acesso ao acervo, etc. Aos discentes, esse serviço normalmente é prestado no ingresso, após o processo seletivo. Contudo, poderá ser solicitado a qualquer momento no balcão de atendimento.

Empréstimo domiciliar

Empréstimo domiciliar à comunidade acadêmica e consulta local para a comunidade externa. O empréstimo domiciliar só será concedido aos professores do quadro e aos alunos regularmente matriculados.

Base de Dados

Utiliza como base de dados textuais e referenciais: SciELO, IBICT, INIS, UNIBIBLI, PERIE, LILACS, EBSCO, CAPES, DOMÍNIO PÚBLICO, INDEX PSI, dentre outras.

Consulta livre

Acesso direto às estantes e aos materiais do acervo (livros, teses, revistas especializadas, periódicos, etc.) por todos os usuários.

Pesquisa ao acervo em catálogo on line por meio de terminais

Banco de Dados Bibliográficos do acervo local permite consulta nos terminais da Biblioteca, nos terminais de atendimento acadêmico na UNESC e demais microcomputadores conectados à Internet.

Apoio na elaboração de trabalhos acadêmicos

Orientação aos alunos quanto à normatização dos trabalhos acadêmicos, ficha catalográfica e utilização de normas técnicas da ABNT. Essa orientação é feita de forma gratuita e pessoal, por telefone (quando possível) e por e-mail. A Biblioteca dispõe de manual de normas de apresentação dos trabalhos científicos da própria IES, manual de normas de apresentação de documentos científicos da Universidade Federal do Paraná e normas atuais da ABNT para consulta pelos usuários.

Reserva de obras e Renovação de Empréstimo

O sistema de reserva de obras e renovação de empréstimo segue política adotada pela Instituição e é feito por meio do acesso remoto no site da Biblioteca On Line. A renovação pode ser feita também diretamente no balcão de atendimento mediante as apresentações do(s) livro(s) emprestado(s) e da carteirinha da Biblioteca.
Bibliotecas Digitais

Abrange bibliotecas virtuais e documentos digitais, como periódicos on line, banco de dados, dicionários, enciclopédias, e-books e jornais.

Consulta de novas aquisições

A consulta de novas aquisições para o acervo é feita diretamente no site da Biblioteca On Line.

Reprografia

Na Biblioteca está instalada a reprografia (terceirizada) para a fotocópia de documentos, observados os direitos autorais.

Acesso à Internet

Os terminais da Biblioteca estão conectados à Internet como instrumento de pesquisa.