fbpx

Núcleos

Apoio psicopedagógico

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) é destinado a todos os alunos dos cursos de graduação da UNESC e tem a finalidade de integrar o estudante à vida acadêmica, auxiliando-o na busca de soluções para questões de ordem psíquica, educacional e profissional que estejam afetando de modo negativo o seu rendimento no curso.

Este serviço é oferecido gratuitamente ao aluno que está em dificuldades acadêmicas e/ou com problemas de relacionamento intrapessoal e interpessoal, problemas familiares, situações traumáticas, momentos de ansiedade e estresse.

O NAP  oferece apoio especial para a superação de obstáculos e obtenção de sucesso no processo de construção da aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento integral do aluno.

 

Serviços

Orientação e acompanhamento pessoal e social: espaço aberto aos alunos dos primeiros períodos, na modalidade de Aconselhamento Psicológico, que objetiva o apoio às angústias mais proeminentes no processo de adaptação à vida universitária e à mudança de metodologia de ensino e de aprendizagem;

Encaminhamento a serviços específicos de atendimento psicossocial;

Psicoterapia breve: constitui-se de 5 a 15 atendimentos de demandas específicas em aprendizagem.

 

Agendamento

O interessado deverá agendar o atendimento no próprio Núcleo (Bloco G).

 

Horário de atendimento

O NAP dispõe de dias e horários específicos para atendimento.

 

Informações

nap@unescnet.br

Escritório de assistência jurídica

O EMAJ (Escritório Modelo de Assistência Jurídica) é o Núcleo de Prática Jurídica da UNESC, órgão vinculado ao curso de Direito, composto por um coordenador, por professores-orientadores e por acadêmicos que estejam cumprindo os programas dos estágios curriculares.

Tem como finalidade proporcionar, por meio de convênio com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Seccional de Rondônia e Subseção de Cacoal, acesso à justiça a pessoas de baixa renda de Cacoal, prestando atendimento jurídico na área Cível por intermédio dos acadêmicos, orientados por advogados (professores-orientadores).

O EMAJ oportuniza ao acadêmico a prática jurídica, ocasião em que poderá rever os conteúdos teóricos aprendidos no decorrer do curso, complementando sua formação acadêmica e possibilitando o aperfeiçoamento prático dos estagiários, além de desenvolver a função social da UNESC.

 

Da Triagem e dos Assistidos

Somente serão aceitas causas que tenham como titulares pessoas residentes na região abrangida pela comarca de Cacoal e com renda familiar total de até 03 (três) salários mínimos.

 

Fases do Atendimento (realizadas pela Secretaria do EMAJ)

Recepção à pessoa assistida; Atendimento preliminar; Identificação se a demanda está de acordo com o critério de renda familiar de até 03 (três) salários mínimos; Encaminhamento mediante guia para OAB (Subseção Cacoal) daqueles com renda familiar acima de 03 (três) salários mínimos; Distribuição para o estagiário, conforme lista de espera, daqueles cuja renda familiar seja de até 03 (três) salários mínimos.

Extensão

O Núcleo Extensão, que se constitui em órgão do programa e política de ensino e extensão, tem a finalidade de planejar, coordenar, supervisionar e executar projetos de extensão, cursos de extensão universitária e projetos culturais, visando difundir o conhecimento científico-pedagógico junto à comunidade, propiciar o aprimoramento e a complementação da formação acadêmica, transmitir conhecimentos à sociedade e responder às demandas do mercado em termos de qualificação e atualização para o profissional.

O oferecimento de cursos de extensão cumpre um dos objetivos da atividade acadêmica que é a divulgação de conhecimentos “prontos para uso”. Mais do que isso, traz para dentro da instituição o modo de tratar as questões técnicas e administrativas, próprio do cotidiano das pessoas e instituições, o que dinamiza a abordagem acadêmica e irriga a vida universitária com novos problemas.

Com disciplinas e cursos de extensão, estabelecem-se diálogos, ou reencontram-se sujeitos sociais já em pleno exercício das profissões para as quais a própria instituição os preparou, e a riqueza deste reencontro permite sempre um retorno crítico às atividades de ensino universitário.

Pesquisa

O Núcleo de Pesquisa compreende uma coordenadoria de pesquisa e um conselho científico composto por um professor representante de cada curso e tem por objetivos deliberar no âmbito da pesquisa da UNESC, realizar estudos, trabalhos, pesquisas e prestar serviços de consultoria e assessoria nas áreas de conhecimentos atinentes aos cursos superiores mantidos na instituição, servir como um banco de dados da região onde se insere a UNESC, congregar pesquisadores e pesquisas nas mais diversas áreas, realizar pesquisas próprias ou em convênio com outras instituições, fomentar atividades de pesquisa junto aos corpos docente e discente, sistematizar e publicar os resultados dos projetos de pesquisa, parcial ou integralmente.

São competências do Núcleo deliberar sobre os projetos de pesquisa inscritos, registrar e manter em arquivo próprio formulário de inscrição, cópia do projeto de pesquisa, pareceres e avaliações, relatórios do autor do projeto e/ou do departamento ao qual se vincula, acompanhar o cronograma de pesquisa de acordo com o estabelecido no projeto, coordenar a realização de congressos, seminários e palestras em assuntos relacionados a sua atividade, bem como a semana de iniciação científica.

Práticas jurídicas

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) é o órgão da coordenação do curso de Direito encarregado de implementar, orientar e controlar as atividades práticas de seus acadêmicos relacionadas ao Estágio Curricular visando o aprimoramento nas áreas profissionais em que atuará (Advocacia, Magistratura, Ministério Público e demais carreiras jurídicas).

Abrange atividades práticas realizadas junto à disciplina Prática Jurídica, bem como o Estágio Curricular desenvolvido no Escritório Modelo de Assistência Jurídica da UNESC (EMAJ), na Defensoria do Estado de Rondônia, na Associação de Proteção aos Apenados de Cacoal, no Conselho Tutelar, em Escritórios de Advocacia e outros órgãos públicos conveniados com a UNESC.