Notícias

Novembro Azul e Outubro Rosa tem atenção especial de acadêmicos e professores da Unesc


Uma parceria entre o curso de Biomedicina da Unesc, em Cacoal, e o Laboratório de Análises Clínicas – CID possibilitou a realização de 700 exames PSA durante o Novembro Azul. PSA é a sigla para Prostate-Specific Antigens, ou antígenos específicos da próstata, em português. O PSA serve para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite.

Através da parceria, acadêmicos dos 2º, 6º e 8º períodos do curso de Biomedicina da Unesc, sob a supervisão do professor Diego O. Xavier, puderam contribuir com a coleta de sangue de pacientes e da comunidade em geral, realizada no Hospital São Daniel Comboni, em Cacoal. Participaram alunos dos 2º, 6º e 8º período de Biomedicina, sob supervisão do prof. Diego O. Xavier. Aproximadamente 700 pacientes foram atendidos!

Outubro Rosa

Outra iniciativa do curso de Biomedicina, em parceria com os cursos de Nutrição e Psicologia da Unesc, e também da Secretaria Municipal de Saúde de Cacoal, aconteceu durante o Outubro Rosa. A campanha “Mobilização para Prevenção de Câncer de Mama” teve como objetivo principal orientar e instruir a sociedade em relação aos fatores de risco e também sobre a realização do auto-exame das mamas, como diagnóstico preventivo de câncer de mama.

Durante a campanha do Outubro Rosa, os acadêmicos da Unesc puderam trabalhar a avaliação do estado nutricional dos participantes, orientando-os em relação à uma alimentação para melhorar a qualidade de vida. Houve ainda, o fornecimento de atendimento psicológico voltado à conscientização e sensibilização em relação à importância do auto-cuidado e do auto-exame.

As atividades do Outubro Rosa foram realizadas nas Unidades Básicas de Saúde Habitar Brasil, Cristo Rei, Centro de Referência da Saúde da Mulher e no Hospital Municipal Materno-Infantil, em Cacoal. Durante toda a campanha, os acadêmicos e professores da Unesc realizaram a distribuição de folhetos informativos, exposição de peças anatômicas sintéticas da mama para demonstração da realização do auto-exame e ainda discussão aberta sobre o tema.

Já no auditório da Unesc foram ministradas as palestras “Câncer de mama: o que você precisa saber?”, pelo médico Eduardo Henrique Laurindo de Souza Silva (Cirurgião Geral e Mastologista), “Mitos e verdades sobre a alimentação e sua relação com o câncer”, ministrada pela profa. Esp. Ludmila Valeriano Silva. Nutricionista e, “Aspectos psicossociais no acompanhamento de pacientes com câncer de mama”, proferida pela profa. Me. Luciana Ribeiro Conz – Psicóloga.

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)