Notícias

Docente e acadêmicos de Biomedicina da UNESC-Cacoal realizam visita técnica em clínica médica


Com o objetivo de ampliar os conhecimentos na área de “Técnicas de Aplicação de Ozônio para fins Terapêuticos”, um grupo acadêmico do 8º período de Biomedicina da UNESC-Cacoal, acompanhados do coordenador do curso, professor. Me. Cássio Antonio Lanfredi dos Santos realizaram uma visita técnica à Clínica Cardios – Centro Avançado de Reabilitação e Diagnóstico, na cidade de Cacoal.

Na ocasião, a Biomédica formada em 2017 pela UNESC-Cacoal, Lorena Gonçalves Mendes, funcionária da clínica, fez toda a apresentação e demonstração sobre as técnicas de ozonioterapia. “O foco da visita foi aprimorar os conhecimentos sobre a ozonioterapia, para fins de realização de pesquisas in vitro no âmbito laboratorial”, enfatiza o professor Cássio.

A ozonioterapia é amplamente utilizada para diversos tipos de tratamentos médicos e, possui propriedades medicinais como os benefícios de ação anti-inflamatórias, antissépticas, modulação do estresse oxidativo, melhora da circulação periférica e da oxigenação, ativação do sistema imunológico, acelera o processo de cicatrização, combate a infecções bacterianas, fúngicas e por vírus, combate a tumores e prolongamento a qualidade de vida de pacientes. Contudo, somente profissionais capacitados podem aplicar e indicar a dosagem e a via correta de aplicação do tratamento. A ozonioterapia é uma prática ainda desregulamentada no Brasil, que vem sendo realizada há mais de 35 anos, por diversos profissionais da saúde, inclusive para fins estéticos. Há no momento, em tramitação, o Projeto Lei da Ozonioterapia para regulamentar as competências, e procedimentos pertinentes aos diversos profissionais da saúde, inclusive, o Biomédico.