Um habitáculo planejado e construído por acadêmicos do 1º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc agora está exposto no pátio da instituição, assim como diversos objetos de decoração e móveis.
A proposta da Unesc, com a implantação das Metodologias Ativas em todos os cursos, é fazer com que os alunos se tornem os personagens principais e os maiores responsáveis pelo processo de aprendizado. Ou seja, colocando a “mão na massa” os alunos aplicam na prática a teoria aprendida em sala de aula.
“O Projeto Integrador faz parte da nova matriz do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc. Desde o primeiro período do curso, as metodologias ativas fazem os alunos colocarem a “mão na massa” e aprenderem muito além da teoria. Eles aprendem fazendo!”, enfatiza Andressa Zampoli.
A professora foi a responsável pelo desenvolvimento da atividade que levou os alunos a construírem um Habitáculo. Para os que não conheciam a palavra, trata-se de uma unidade mínima destinada à atividade humana. Ao longo do semestre, a turma foi dividida em quatro grupos que apresentaram diferentes propostas para um habitáculo.
Após a avaliação de um júri técnico e popular, um dos protótipos foi eleito para ser executado e agora está exposto na Unesc. O projeto, que recebeu o nome de Merakvates, contou com a participação de todos os acadêmicos em sua execução e agora está destinado ao lazer e convívio de todos que freqüentam a Unesc. O trabalho contou também com a orientação dos professores Jamille Barbosa, Rodrigo Selhorst, Tainah Musa e Camila Borghezan.
Além do habitáculo, diversos móveis criados neste semestre por acadêmicos do 5º período de Arquitetura e Urbanismo, em outra disciplina do curso, estão disponíveis no pátio da instituição para uso de todos. Entre os móveis estão poltronas, estantes e armários, a maioria deles construídos com materiais reaproveitados, como uma bicicleta que foi transformada em uma estante para televisão.
(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)