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Acadêmicos da Unesc prestam atendimento jurídico através do Escritório Modelo


Tendo como objetivo principal a formação de profissionais na área jurídica em condições de atuar com eficiência e eficácia no mercado específico de trabalho, o curso de Direito na Unesc conta com o Escritório Modelo de Assistência Jurídica – Emaj.

O Escritório Modelo de Assistência Jurídica atende pessoas residentes na região abrangida pela Comarca de Cacoal, presta atendimento jurídico na área Cível, por intermédio dos alunos do Curso de Direito da Unesc, orientados por advogados que lecionam na instituição.

O atendimento jurídico gratuito é prestado aos cidadãos que comprovem renda de até três salários mínimos.

Para se ter uma idéia da importância do Escritório Modelo de Assistência Jurídica, do curso de Direito da Unesc, até dezembro deste ano foram ajuizadas 29 ações na Comarca de Cacoal. Além disso, outros dois processos estão em andamento. Ou seja, o atendimento já foi realizado e a peça inicial está sendo produzida, para protocolização.

Outro dado interessante é que ao longo do ano de 2018, doze audiências já foram realizadas nas ações ajuizadas através do Escritório Modelo de Assistência Jurídica da Unesc.

De acordo com o advogado e professor da Unesc, Esp. Thiago Caron Fachetti, a atuação do Escritório Modelo beneficia tanto os acadêmicos como a comunidade, por ser um atendimento totalmente gratuito. “O Escritório Modelo de Assistência Jurídica, da Unesc, proporciona acesso à justiça para as pessoas que necessitam do atendimento jurídico, mas muitas vezes não tem condições financeiras para tal. Já para o acadêmico oportuniza o contato direto com o cliente, aplicando a teoria aprendida em sala de aula, para a elaboração das petições, bem como o protocolo no Processo Judicial Eletrônico”, ressalta.

Conforme explicou o professor, a atuação do Escritório Modelo busca sempre a conciliação entre as partes envolvidas, antes de ingressar com a ação. “Em todas às vezes nós buscamos ouvir primeiro as partes para que a decisão seja consensual. Em 60% dos atendimentos, nós logramos êxito e evitamos que a ação seja de forma litigiosa”, concluiu Thiago Fachetti.

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)