Notícias

Engenharia Ambiental da Unesc: Visita técnica à JBS coloca futuros profissionais em contato direto com o mercado de trabalho


O Frigorífico JBS – Friboi em Vilhena abriu as portas para os acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental da Unesc, para uma visita técnica realizada no último sábado, dia 19, Os estudantes, acompanhados pela professora Juliana de Fátima Vizú, foram recepcionados e guiados na visita pelo supervisor dd Meio Ambiente do Grupo Friboi, Wellington Pagotti.
Segundo a docente, atividades como a visita técnica ao frigorífico oportuniza aos alunos a chance de ter uma visão prática, e mais detalhada, dos aspectos envolvidos no tratamento de efluentes e gestão de resíduos sólidos de uma indústria de alimentos, como a JBS – Friboi. A atividade teve como objetivo principal a complementação de estudos na área de formação profissional em Gestão de Resíduos Sólidos, bem como na disciplina de Tratamento de Águas Residuárias.
Dentro da indústria, os alunos conheceram equipamentos utilizados na operação de tratamento de efluentes e gestão de resíduos sólidos, bem como as lagoas de tratamento para atender a legislação vigente para lançamento de efluentes em corpos hídricos. Os acadêmicos da Unesc também tiveram acesso a uma das unidades geradoras e ao Centro de Supervisão e Controle de Tratamento de Água utilizada na indústria.
“Esta atividade torna-se uma oportunidade de aprendizado extraclasse, que possibilita aos alunos terem contato com profissionais da área e com uma indústria de tamanha importância para o município de Vilhena. Isso é de grande valia para aprofundar o conhecimento teórico, alinhado com a prática. Foram muitos esclarecimentos, novidades e curiosidades”, destaca a professora Juliana Vizú.
Além de toda estrutura da JBS – Friboi, os acadêmicos da Unesc puderam conhecer diversos projetos desenvolvidos pelo Grupo, tanto de compensação ambiental como social. Entre esses projetos estão a separação de resíduos pós-tratamento do efluente, que se tornam um importante Biofertilizante que é distribuído, em forma de doação, aos chacareiros da região. Ações como esta mostram o comprometimento ambiental e social da empresa com a sociedade vilhenense.

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/ Unesc)