Notícias

Almir Suruí participa de palestra na Unesc-Cacoal


Com o objetivo de proporcionar momento de reflexão e aprofundar conhecimentos sobre a diversidade dos povos indígenas, a Unesc-Cacoal promoveu no dia 18 de abril, uma palestra com Almir Suruí, líder do povo paiter Suruí.
Reunidos no auditório da Unesc-Cacoal, acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Letras, Psicologia e Nutrição, tiveram a oportunidade de debater questões como religião, atividades econômicas, direitos humanos, preconceito, discriminação, sustentabilidade, entre outros. O evento faz parte do projeto “Construindo pontes, estreitando laços… A cultura Suruí em (Re)vista”, coordenado pela professora Ana Paula P. Gottardi.
Esta é a segunda etapa do projeto que, anteriormente, contou com uma visita a aldeia La Petanha onde os acadêmicos colheram informações que serão expostas em forma de artigos, banners e vídeos, em um seminário sobre a diversidade que acontecerá em novembro. Também estavam presentes pesquisadores suíços que estão acompanhando as atividades relacionadas ao projeto de reflorestamento, mundialmente conhecido, realizado pelos Suruis.
Alguns membros da aldeia, que acompanhavam o palestrante, realizaram uma dança, apresentando ao público um pouco sobre a cultura desse povo. Para a professora e coordenadora Suzi Mara Ramires, “o evento foi de uma grandeza ímpar, pois os acadêmicos, em sua maioria, serão professores e poderão, a partir de sua prática docente, contribuir para a valorização dos povos indígenas”.