Laboratórios

Laboratório de análises clínicas

O Laboratório de Análises Clínicas faz parte dos requisitos práticos dos estágios curriculares supervisionados profissionalizantes qual está adaptado para realizar análises laboratoriais em amostras biológicas de origem humana, executadas por atividades padronizadas de laboratório por meio de equipamentos automatizados, semiautomatizados e técnicas clássicas necessárias ao diagnóstico.

Abrange os estudos teóricos e práticos nas áreas de hematologia, imunologia, bioquímica, enzimologia, citopatologia e pesquisa relacionada às análises clínicas.

As atividades são supervisionadas com o objetivo de capacitar os acadêmicos na investigação patológica por meio do diagnóstico laboratorial, execução de técnicas, controle de qualidade, correção nas atividades relacionadas à bancada laboratorial, técnicas de biossegurança, execução e liberação dos laudos.

Laboratório de anatomia humana

O Laboratório de Anatomia Humana é utilizado como ambiente que permite o desenvolvimento da percepção e integração dos conhecimentos a partir da dinâmica de utilização de peças anatômicas. Possui os mais modernos modelos e peças anatômicas sintéticas de todos os sistemas para facilitar a identificação e compreensão sobre o funcionamento do corpo humano.

O laboratório atende alunos em aulas práticas e tem por objetivos criar condições para que os acadêmicos conheçam e reconheçam o corpo humano, suas especificidades, formas de funcionamento e dinâmica de organização, assim como sejam capazes de identificar, por meio das peças anatômicas de diferentes sistemas do corpo humano, as relações entre a localização e a funcionalidade de suas áreas específicas.

O laboratório atende aos cursos de Biomedicina, Nutrição, Psicologia e eventuais aulas demonstrativas dos demais cursos da Instituição.

Laboratório de apoio (materiais e esterelização)

A Sala de Materiais e Esterilização é destinada para armazenamento de determinados materiais e equipamentos laboratoriais, além da realização dos processos de limpeza, desinfecção e esterilização dos materiais de suporte que foram e que serão utilizados. Possui local próprio para descarte de fezes e urina, além do espaço para armazenamento de resíduos de serviço de saúde (RSS) – resíduos biológicos e químicos – para posteriormente ser realizada a coleta por empresa terceirizada. Tem o principal objetivo de garantir os parâmetros preestabelecidos para o reprocessamento de matérias.

Possui estufa de secagem, forno mufla, incubadoras B.O.D., geladeira, autoclave vertical, destilador de água fixo de parede, destilador de água de bancada, estante vertical, bancada lateral com armário embutido, pia de lavagem de materiais, lavador vertical de pipetas, vaso sanitário para descarte de fezes e urina.

Laboratório ateliê de desenho artístico

O Ateliê de Desenho Artístico visa capacitar o aluno a utilizar o desenho à mão livre como instrumento essencial do processo criativo, desenvolvendo a expressão e a comunicação artística.

O desenho, tanto artístico como técnico, é a principal ferramenta do processo projetual e consiste no método de ensino e na disciplinarização do conhecimento. O conhecimento construído na atividade do desenho se dá tanto pela ação do desenhar quanto pela ação mental, imprescindível para a representação do objeto no espaço.

Com isso, este laboratório atende às diferentes finalidades do curso visando instrumentalizar os alunos em habilidades específicas.

Laboratório brinquedoteca

A Brinquedoteca tem a finalidade de desenvolver atividades educacionais por meio da recreação e da ludicidade. Oferece um espaço adequado às crianças para que possam brincar, se divertir e se expressar, tendo a oportunidade de aprender sobre a natureza, a sociedade e sobre o seu mundo interior. Atende, também, os acadêmicos da Instituição por ser uma proposta de integração das áreas de ensino, pesquisa e extensão.

São objetivos da Brinquedoteca:

  • tornar-se um centro de educação complementar à formação das crianças e dos acadêmicos envolvidos no projeto;
  • estimular ações lúdicas entre as crianças;
  • buscar o envolvimento da comunidade interna nas ações da Brinquedoteca, visando o desenvolvimento das crianças por meio de jogos e brinquedos;
  • dispor de um acervo de materiais para colaborar com a função docente;
  • promover a interação e a participação dos departamentos acadêmicos, incentivando o trabalho multidisciplinar (por áreas), de forma interdisciplinar (em conjunto), de seus docentes e discentes;
  • contribuir para a formação profissional e educacional dos acadêmicos do curso de Pedagogia.

Laboratório centro de atendimento psicossocial

O Centro de Atendimento Psicossocial (Clínica-Escola de Psicologia) tem como principal objetivo integrar ensino, pesquisa e extensão, oferecendo atividades de promoção e prevenção da saúde a partir de atendimento psicoterápico nas diferentes modalidades de acordo com as demandas apresentadas. Suas atividades circunscrevem atendimentos individuais e grupais nas diferentes abordagens propostas pelo curso.

A estrutura é utilizada pelos estagiários na realização dos atendimentos individuais e/ou grupais e no desenvolvimento das atividades de supervisão clínica junto aos professores.

As atividades de ensino envolvem a supervisão da prática clínica nas abordagens analítico-comportamental, cognitivo-comportamental, psicanalítica e humanista, seminários teórico-clínicos, discussão de casos e as práticas de observação das disciplinas da graduação em Psicologia. As atividades de extensão referem-se ao serviço de Psicologia desenvolvido junto à comunidade do município de Cacoal, participação em projetos interdisciplinares, eventos científicos promovidos ou apoiados pela Clínica, palestras, apoio a atividades de pós-graduação, entre outras. A pesquisa ocorre a partir de projetos específicos da graduação e pós-graduação vinculados aos Laboratórios do curso de Psicologia.

A Clínica-Escola funciona de acordo com a demanda de atendimento à comunidade em consonância com a demanda dos cursos de graduação da UNESC. Desta forma, seus horários e modalidades de atendimento estarão de acordo com a proposição de projetos e o desenvolvimento de novas atividades.

Encaminhamento

Os pacientes serão encaminhados pelas famílias, escolas, empresas, postos de saúde, hospitais ou por profissionais da comunidade, ou, ainda, por procura espontânea a partir da divulgação junto à comunidade.

Atendimento

Os agendamentos ocorrerão em dias e horários específicos da semana para os turnos da manhã, tarde ou noite. Na entrevista de triagem avaliar-se-á o motivo da busca e se decidirá sobre a adequação, caso a caso, do encaminhamento psicológico entre as três abordagens terapêuticas oferecidas, além da indicação eventual para outros profissionais e/ou instituições.

Atividades desenvolvidas

Entrevistas de triagem; psicoterapia psicanalítica, cognitivo-comportamental, analítico-comportamental e humanista, individual e de grupos; seminários teóricos; reuniões de equipe (reuniões clínicas, administrativas e de planejamentos de pesquisas e eventos; supervisão; desenvolvimento de projetos comunitários).

Laboratório clínica-escola de nutrição

A Clínica-Escola de Nutrição da UNESC tem o objetivo de proporcionar aos alunos, supervisionados por professores do curso, a experiência da prática profissional multidisciplinar com a comunidade.

Os atendimentos, feitos gratuitamente ao público interno (alunos, funcionários e professores) e externo (comunidade), integram o atendimento nutricional ambulatorial para diversas condições clínicas, o atendimento nutricional ambulatorial para atletas e desportistas que desejam melhorar performance, composição corporal, força e rendimento de forma equilibrada e saudável e o atendimento nutricional para o público materno-infanto-juvenil em diversas condições clínicas.

Os agendamentos poderão ser feitos na secretaria da clínica.

Laboratório conforto ambiental

O Laboratório Conforto Ambiental disponibiliza equipamentos necessários para o desenvolvimento de experimentos e estudos de técnicas de controle do ambiente, envolvendo condições de temperatura, ventilação, insolação, iluminação e acústica capazes de afetar o ambiente natural, urbano e edificado.

Com área aproximada de 115m² e capacidade para 60 alunos, o laboratório está diretamente ligado às atividades vinculadas ao conjunto de disciplinas de Conforto Ambiental e de Projeto Arquitetônico do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Está dividido em dois ambientes distintos, sendo um para o desenvolvimento de atividades experimentais em geral e outro para experiências com o Heliodon.

As principais atividades desenvolvidas pelo laboratório são avaliações das condições de conforto térmico em edificações; do desempenho térmico de componentes construtivos das edificações; da insolação e sua geometria no ambiente construído; das condições de iluminação no ambiente construído e das condições acústicas e controle de ruído no ambiente construído.

Laboratório de desenho técnico

O Laboratório de Desenho Técnico constitui-se no primeiro passo para a introdução dos alunos ao mundo gráfico da Engenharia Civil, onde é possível compreender os parâmetros arquitetônicos para a elaboração de projetos, ter percepção da forma geométrica bidimensional, raciocínio espacial e capacidade de interpretação e elaboração de projetos de edificações, além de conhecer os fundamentos da representação gráfica segundo as Normas Brasileiras, sempre focadas na compreensão e análise de dados relacionados com as práticas de campo do profissional da Engenharia Civil.

Os alunos aprendem os conceitos e padronizações da ABNT para desenvolverem a habilidade de se expressar graficamente em atividades no laboratório com a utilização de pranchetas, réguas, esquadros, escalas, ou seja, materiais adequados que serão úteis em sua carreira profissional.

O laboratório dispõe de 50 mesas no formato de pranchetas, quadro de vidro e projetor.

Laboratório de física

O Laboratório de Física tem como objetivo principal possibilitar ao acadêmico a oportunidade de relacionar o mundo abstrato das ideias com o mundo das realidades físicas, validando os conceitos físicos estudados em sala de aula de uma maneira quantitativa e real, por meio de  experimentos. O laboratório também propicia ao aluno a participação ativa na manipulação de equipamentos e dispositivos que vão agregar valores práticos e reais sobre os assuntos estudados, além de somar valores de relacionamento interpessoal.

As experiências em laboratório também ensinam as limitações inerentes à aplicação das teorias físicas a situações físicas reais e introduz várias maneiras de minimizar certas incertezas experimentais. Assim, seu propósito é tanto o de demonstrar princípios físicos em geral quanto permitir ao acadêmico aprender e apreciar a realização de uma medida experimental cuidadosa e de maior precisão, sendo de importância ímpar para o processo de formação de profissionais tecnicamente hábeis.

Tem capacidade para 50 usuários e disponibiliza diversos equipamentos relacionados à área para os experimentos necessários.

Laboratório de hidráulica

O Laboratório de Hidráulica apoia atividades de ensino para os cursos na área de engenharias com instalações que permitem aos alunos visualizar fenômenos como perda de energia, mudanças em regimes de escoamento e obter medidas de pressão, vazão, velocidade, coeficiente de rugosidade e perda de carga.

A estrutura laboratorial atende disciplinas como física, fenômenos de transporte, hidráulica, mecânica dos fluidos e é formada por bancadas didáticas para ensino de mecânica dos fluidos, tubos de Pitot, tubo de Reynolds, tubo de Venturi, bancada de associação de bombas, bancada de estática dos fluidos, picnômetros, banca de canal aberto e bancada didática para ensino de descarga de orifícios.

Laboratório de informática

A UNESC dispõe de três Laboratórios de Informática com a finalidade de fornecer à comunidade acadêmica apoio computacional e suporte informacional necessários ao desenvolvimento dos programas de ensino, pesquisa e extensão, possibilitando aos usuários a utilização de recursos da informática e tecnologia como ferramentas de aprendizagem, capazes de contribuir de forma significativa para o processo de construção do conhecimento nas mais diversas áreas.

Cada laboratório, com capacidade para 50 usuários, dispõe de 25 microcomputadores interligados em rede e com acesso à Internet.

Usuários

Os usuários dos laboratórios são divididos em três grupos que fazem uso dos recursos e/ou dos serviços disponíveis:

Grupo 1: Alunos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão;

Grupo 2: Professores;

Grupo 3: Servidores Técnico-Administrativos.

Acesso aos laboratórios

No período vespertino, desde que não haja alguma aula ou atividade programada, o acesso é livre aos usuários para atividades de pesquisa, de acordo com o horário de funcionamento dos laboratórios.

No período noturno, o acesso é permitido aos alunos dos cursos que apresentam em sua estrutura curricular disciplinas de informática ou disciplinas específicas que necessitam de utilização do laboratório, de acordo com o horário de aulas práticas previamente definido para atividades de ensino.

Laboratório de maquete

No Laboratório de Maquete, com capacidade para 60 alunos, são disponibilizados a infraestrutura e o suporte necessários à execução das atividades relacionadas à modelagem, prototipagem e maquetes. Nele são desenvolvidos exercícios de expressão e representação de projetos, tridimensional, em maquetaria, madeira e polímeros do curso de Arquitetura e Urbanismo e cursos de Engenharias.

O laboratório possui área aproximada de 90m² e está dividido em dois ambientes distintos, sendo um para o trabalho com maquinários e equipamentos e outro para trabalhos manuais, como recortes, montagem e colagem.

Nele, os estudos projetuais são materializados, as formas investigadas, os sonhos de objetos e dos espaços simulados a partir das diferentes técnicas e materiais para a representação tridimensional.

A percepção tátil e visual possibilitadas pelos modelos e maquetes físicas levam ao aprimoramento das propostas projetuais.

Laboratório de materiais de construção civil

O Laboratório de Materiais de Construção Civil está instalado na Unidade II do Campus de Cacoal, instalada à marginal da BR 364 em prédio que pertence à UNESC. Ocupa área de 250m² e tem capacidade para 60 alunos.

O laboratório, que atenderá aos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, dispõe de equipamentos, máquinas e materiais como agitador de peneiras, comparador de expansibilidade com relógio digital, retífica de corpo de prova, estufa de secagem e esterilização, esclerômetro de reflexão, célula de carga e marcador digital 1T, extrator de amostra CBR, prensa CBR com anel dinamométrico e dois relógios, prensa elétrica digital 100T, vibrador de imersão, betoneiras, dentre outros, para proporcionar aos alunos o conhecimento sobre ensaios de materiais de construção civil com os quais vão ter contato no exercício da profissão, dando-lhes noções sobre as especificações dos materiais e suas características físicas e mecânicas.

Isso possibilitará ao aluno uma melhor compreensão das disciplinas abordadas em sala de aula de modo a prepará-lo para analisar e solucionar problemas reais na futura vida profissional.

Laboratório de microscopia e microbiologia de alimentos

O Laboratório de Microscopia e Microbiologia de Alimentos foi projetado para execução de análises microscópicas, seja de modo qualitativo ou quantitativo, de amostras biológicas preparadas. É utilizado para visualização de lâminas preparadas de cortes histológicos (tecidos), patológicos (tecidos com alterações), parasitológicos (parasitos), bacteriológicos (bactérias) e micológicos (fungos), além de isolamento e identificação de microrganismos em amostras biológicas.

Contempla os estudos práticos que auxiliam na complementação teórica das disciplinas de Biologia, Biologia Celular, Citologia, Embriologia e Histologia Humana, Patologia Geral, Ciências Ambientais, Análise Ambiental, Microbiologia Ambiental, Microbiologia Geral, Microbiologia dos Alimentos, Bacteriologia e Micologia. Além do ensino prático, o laboratório possui estrutura para desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão nas áreas biológica e da saúde.

Dispõe dos seguintes equipamentos: geladeiras, centrífuga de microhematócrito, centrífuga de bancada, banho-maria, estufa bacteriológica, contador manual de colônias, micropipetas de volume variável e fixo, microscópios ópticos, microscópio para captura de imagem, cabine de fluxo laminar, projetor de imagens, bomba de vácuo, bicos de bunsen acoplado às tubulações de gás, chuveiro de emergência com lava-olhos, bancadas centrais, bancadas laterais com armário embutido, pia de lavagem de materiais, pia para lavagem de mãos, descarte para lixo comum, descartes para lixo contaminado, descartes de bancada para resíduos perfurocortantes, além de vidrarias, reagentes, meios de cultura e utensílios.

Está em comunicação com este laboratório a Sala de Materiais e Esterilização que complementa a etapa pós-análise microscópica e outras práticas laboratoriais.

Laboratório multidisciplinar de análise de alimentos

O Laboratório Multidisciplinar e de Análise de Alimentos tem como objetivo proporcionar o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa, especialmente aulas práticas de Química Orgânica, Geral e Analítica; Bioquímica e Físico-Química, Análise de alimentos. Nesse laboratório, o aluno poderá visualizar, na prática, as teorias aprendidas em sala de aula, além de ser utilizado para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão.

Com capacidade para atender 40 alunos, dispõe de bancadas individuais com instalações elétrica e bicos de bunsen acoplado às tubulações de gás (dentro dos padrões de biossegurança), pias, estufa de esterilização e secagem, capela de exaustão para o uso de reagentes químicos, ducha de biossegurança, armários, balança analítica eletrônica, autoclave vertical, câmara de Neubauer, espectrofotômetro, pHmetro de bancada digital, refratômetro, extrator de gordura, digestor e destilador de proteína, estufa, lavador automático de pipetas, vidrarias e utensílios.

Laboratório de parasitologia

O Laboratório de Parasitologia faz parte dos requisitos práticos dos estágios curriculares supervisionados profissionalizantes qual está adaptado para desenvolver atividades de rotina que envolvem a realização de exames parasitológicos de fezes para o diagnóstico de enteroparasitoses, pesquisa de parasitos sanguíneos para o diagnóstico de malária, projetos de pesquisa e extensão, além de capacitar o aluno para a execução de técnicas e interpretação dos resultados obtidos.

Quanto à área de análise de líquidos corporais é possível realizar análise da urina e depuração renal, bem como as principais patologias do trato urinário, análise dos fluídos biológicos e suas principais patologias envolvidas, diagnóstico clínico laboratorial e a interpretação dos exames realizados.

Laboratório de práticas contábeis

O Laboratório de Práticas Contábeis tem como finalidade proporcionar ao acadêmico a familiarização com os aspectos práticos da profissão, a partir da simulação integrada da gestão contábil.

Especificamente, conforme descrito no projeto pedagógico do curso, pretende-se atingir os seguintes objetivos:

  • Fornecer embasamento técnico-científico que proporcione condições para a realização de escrituração contábil, de estruturação de controle e de análise das situações econômico-financeira e patrimonial de entidades em geral, por meio de aplicação das técnicas que constituem os sistemas de contabilidade;
  • Preparar o aluno para as funções de contador, auditor e perito judicial no que tange ao entendimento da legislação e das práticas contábeis de escrituração.

Laboratório de práticas pedagógicas

Para favorecer a aproximação entre a formação teórica e a formação prática do futuro pedagogo mediante o planejamento e a efetivação de oficinas relacionadas aos fundamentos e às metodologias de ensino empregadas tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental – anos iniciais – foi criado o Laboratório de Práticas Pedagógicas (Laboratório Multidisciplinar de Ensino e Aprendizagem).

Seus objetivos específicos são:

  • referendar, entre os alunos, o desenvolvimento das habilidades e competências expressas no Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia;
  • assessorar e apoiar os acadêmicos de Pedagogia no desenvolvimento de aprendizagens relacionadas à confecção de material didático-pedagógico empregado na educação infantil, bem como no ensino fundamental – anos iniciais;
  • propiciar condições para que o aluno domine estratégias interdisciplinares de ensino nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes e Educação Física adequando-as às diferentes fases de desenvolvimento da criança;
  • fornecer material didático para o suporte da prática de estágio curricular supervisionado obrigatório realizada pelo acadêmico do curso;
  • realizar oficinas pedagógicas que estreitem os vínculos entre as disciplinas do curso e o estágio curricular obrigatório.

O laboratório se estrutura para desenvolver atividades de natureza prática mediante a organização de oficinas de ensino e aprendizagem desenvolvidas por professores e alunos objetivando a elaboração de material didático, a compreensão e a avaliação de seu adequado uso pedagógico para cada fase de desenvolvimento da criança.

Também se organiza para a promoção de atendimento destinado ao acadêmico que esteja em prática pedagógica e realizando o estágio curricular. Esta ação é orientada pelos docentes do curso que poderão fornecer o empréstimo de material pedagógico confeccionado no laboratório, bem como instruções para a elaboração de planos de aula que empreguem no ensino de conteúdos e temas os procedimentos originários das oficinas de ensino e aprendizagem.

Laboratório de psicodiagnóstico

O Laboratório de Psicodiagnóstico é utilizado na proposição das atividades previstas em disciplinas do curso de Psicologia.

Seus objetivos são os de oportunizar o treino de observação e a utilização das técnicas de entrevista, a visualização da aplicação de métodos e técnicas psicoterápicas nas modalidades individual e grupal com crianças, adolescentes e/ou populações específicas e favorecer o desenvolvimento de subsídios para a construção da identidade profissional.

Assim, esse laboratório constitui-se em um facilitador para a construção de modelos de atuação nas diferentes áreas da Psicologia e em suas diversas modalidades, promovendo a reflexão e o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais ao exercício profissional.

Sua estrutura física está dividida em dois ambientes: o primeiro, com porta de acesso isolada visualmente da entrada do segundo ambiente, é destinado ao treino de observação (Sala de Espelho); o segundo é destinado à realização dos atendimentos experimentais.

Laboratório de psicologia e nutrição experimental

O Laboratório de Psicologia e Nutrição Experimental atende acadêmicos dos cursos de graduação em Psicologia e Nutrição. Tem como objetivos promover o ensino e a divulgação da Psicologia e Nutrição Experimental; delimitar, a partir da prática experimental, as relações entre a produção científica e o senso comum e proporcionar o exercício teórico-prático in loco com infra-humanos em situação experimental.

O Laboratório de Psicologia Experimental é utilizado para analisar o comportamento operante, área em que são estudados processos básicos de aprendizagem e condicionamento; executar projetos de pesquisa em Psicologia; desenvolver a consciência do acadêmico de Psicologia para o grau de cientificidade de sua formação, assim como subsidiar as relações entre comportamento humano e condicionamento a partir dos exercícios com infra-humanos.

O Laboratório de Nutrição Experimental é utilizado para aulas práticas das disciplinas de Fisiologia e Nutrição Experimental para alunos de graduação em Nutrição. Também são desenvolvidas pesquisas nas áreas de bioquímica nutricional e estresse oxidativo, com ênfase no estudo de características funcionais dos alimentos (compostos hipocolesterolemiantes, hipoglicemiantes e antioxidantes), valor biológico dos alimentos, toxicidade de alimentos e nutrição versus infecção.

Sua estrutura física é composta por um biotério e um laboratório experimental, ambos com entradas independentes:

Biotério

O Biotério possui gaioleiros confeccionados com perfilado e ferro cantoneira com rodízios giratórios, esmaltados, com uma face para 60 gaiolas para acondicionamento de até 120 ratos e matrizes da raça Wistar, estante para guarda de materiais, balança de precisão para pesagem dos ratos, ar-condicionado, umidificador de ar, potes para guarda de ração, controlador de iluminação, dentre outros.

Laboratorio Experimental

Possui caixas de Skinner, sistema de iluminação e choque previstos nos experimentos, bancadas para acondicionamento das caixas de Skinner com dimensões para a recepção de 20 alunos, cronômetros, dentre outros. O sistema elétrico dispõe de disjuntores que desligam o circuito elétrico das caixas de Skinner caso haja sobrecarga.

As caixas de Skinner têm as seguintes características: caixa composta de laterais de alumínio pintada com tinta eletrostática epóxi, teto e frente em acrílico transparente, fecho magnético na porta, chão em barras de latão cromado com roscas nas terminações para ligação de gerador de choque, barra para acionamento pelo rato do lado direito com bebedouro em sua parte inferior, luz (lâmpada de 40 W/110volts) no topo da caixa do lado esquerdo em suporte tubular de alumínio em pintura epóxi, controle eletrônico externo com laterais em acrílico preto e caixa de alumínio pintada em epóxi com chaves de alavancas para acionamento de luz (ligado ou desligado) com cinco intensidades: 0% (0 lux), 25% (16 lux), 50% (112 lux), 75% (277 lux), 100% (486 lux), bebedouro (capacidade de coleta de água pela concha coletora de 10 microlitros), acionamento manual (operador), automático (rato), alarme sonoro (freqüência de 1 kilohertz), chave com opção de automático e manual, conector DB25 para adaptação de interface externa (Intercom 2000, interface de 64 canais de comunicação) para controle computadorizado, conector traseiro para entrada de gerador de choque (GC1199) com ajuste de intensidade de corrente.

Laboratório de técnica dietética

O Laboratório de Técnica Dietética proporciona aulas práticas em que o aluno visualiza as transformações físicas e químicas dos alimentos mediante processos de pré-preparo e preparo, reflexão sobre as alterações nutricionais e sensoriais nos alimentos, execução de análise sensorial de alimentos e preparações, execução das boas práticas de fabricação de alimentos, cálculo de valor nutricional, rendimento e custo de preparações e, por fim, possibilita a escolha das técnicas adequadas da seleção à distribuição do alimento objetivando complementar e inter-relacionar os conteúdos ministrados nas aulas do curso.

O laboratório dispõe de dez módulos de processamento com capacidade instalada nos moldes de uma cozinha industrial, com capacidade para 5 alunos por box. Cada módulo é provido de bancada de trabalho em inox, com pia em cuba inox, fogão industrial com dois queimadores e forno, depurador em inox, armários em inox; área para exposições teóricas, demonstrações e análise sensorial, que comporta quadro, mesa de demonstração, bancos para 20 alunos/aula, armários em aço inox para armazenamento de utensílios e medidores de volume; área de instalação de equipamentos de uso comum, de linha comercial e/ou doméstica: microondas, geladeira com freezer, purificador de água, lava-louças, forno combinado, multiprocessador industrial, fritadeira, armários em inox para armazenamento de utensílios; despensa/depósito de gêneros e material descartável com armários em inox; lavatório para mãos na área de entrada com saboneteira e suporte para papel toalha.