Notícias

Aprender a trabalhar o Direito extrajudicialmente é o objetivo de minicursos oferecidos aos acadêmicos da Unesc em Vilhena


Acadêmicos estão empolgados com a oportunidade de participar dos minicursos

 

Neste semestre, o curso de Direito da Unesc, em Vilhena, está com um projeto de extensão voltado para a Solução Alternativa de Conflitos. A ideia é oferecer aos alunos, já no início do curso, uma visão sistêmica da atuação jurídica.

Ao longo do semestre, serão realizados seis encontros, com aproximadamente duas horas de duração. Dentro destes minicursos, serão quatro encontros de aula teórica e dois de aula prática, onde os acadêmicos vão aprender formas de trabalhar com o Direito extrajudicialmente. Ou seja, solicitando demanda diretamente nos cartórios, com acordos e contratos

“Atualmente, grande parte da atividade do jurista pode e deve se dar fora do âmbito jurisdicional, seja nos tabelionatos de notas, ofícios registrais, juntas comerciais, entre outros. Assim, além do estudo dos meios alternativos de resolução de conflitos, a UNESC oferece o curso de teoria e prática jurídica extrajudicial para possibilitar ao aluno o conhecimento necessário para que atue com segurança e conhecimento da teoria e prática extrajudicial”, destacou o professor mestre Vitor Medeiros Marçal.

A primeira aula aconteceu na última quarta-feira (17) e teve como foco temas como emancipação voluntária, divórcio extrajudicial, ata notarial e contrato social. Todos atos jurídicos realizados totalmente fora do âmbito jurisdicional. Pelas próximas cinco semanas, um novo curso será oferecido aos acadêmicos, sempre às quartas-feiras.

Para a aluna Kauane de Paula, os mini cursos estão sendo uma experiência única, dentro da graduação. “Eu gostei muito da iniciativa da faculdade em nos proporcionar essa oportunidade de fazer esse curso, pois estamos aprendendo muito. Assuntos que a nossa carga horária muitas vezes não permitiria a gente se aprofundar tanto. Essa experiência faz a gente se sentir como se já estivéssemos trabalhando mesmo na área e vendo como o Direito funciona na prática. Por isso acredito que vai acrescentar muito na nossa formação. Estou muito animada”, celebra a acadêmica.

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)