Notícias

Estudantes do curso de Engenharia Civil da UNESC-Porto Velho realizam visita técnica à Britamar


Os estudantes do quarto período do curso de Engenharia Civil da UNESC-Porto Velho, visitaram, no dia 15 de setembro, a pedreira Britamar Extração de Pedras e de Areia, no município de Porto Velho.

A visita foi acompanhada pela professora Dra. Leidiane Caroline Lauthartte, docente da UNESC. A atividade proporcionou conhecer toda a logística e a operabilidade da Britamar Extração de Pedras e de Areia.

O empreendimento realiza a produção de britas que são um tipo de pedra extraída de áreas ricas em granito e calcário e as jazidas se diferenciam entre si pela proporção desses dois materiais. Do processo produtivo resultam diferentes tipos de brita: Pó de Pedra, Pedrisco Misto, Areia de Brita (tipo I e II), Brita Graduada, Rachão, Bica Corrida, Pedrisco Limpo, Brita 1, Brita 2, Brita 3, Brita 4 e Brita 5, cuja utilização varia de acordo com seu tamanho, em milímetros. A pedra britada (ou brita) integra o segmento do setor mineral que produz matéria prima bruta ou beneficiada (agregados) para a utilização da construção civil.

Além de ser um insumo fundamental na produção de concreto, a brita também é empregada em obras de saneamento, pavimentação, lastro de ferrovias, escoramento e drenagem. Segundo dados do DNPM – Departamento Nacional de Produção Mineral, a produção de pedra britada no Brasil é a segunda maior entre as substâncias minerais, ficando atrás apenas do ferro.

A atividade possibilitou aos estudantes informações sobre a importância de se conhecer o processo de britagem, classificação mineralógica, granulometria dos agregados obtidos a partir da fragmentação controlada da rocha maciça, bem como possíveis fatores impactantes ao meio ambiente no exercício da atividade.