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PSICOLOGIA

   
Modalidade: Formação de Psicólogo
Carga-horária: 4.000 horas
Vagas: 80 anual/noturno
Tempo de curso: 10 semestres

Autorização: Portaria nº 457/05 - DOU 17/01/2006
Reconhecimento: Portaria nº 705 - DOU 19/12/2013

 

O Curso
O curso de graduação em Psicologia visa formar psicólogos capacitados para atuar dentro das necessidades do mercado de trabalho.  Seu objetivo é assegurar uma formação baseada nos seguintes princípios e compromissos: construção e desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia; compreensão dos referenciais que buscam apreender a amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais; reconhecimento da diversidade de perspectivas necessárias para compreensão do ser humano enquanto ser biopsicossocial e incentivo à interlocução com diferentes campos de conhecimento que permitam a apreensão da complexidade do fenômeno psicológico na formação da historicidade individual e social; compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do país, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão; atuação em diferentes contextos, considerando as necessidades sociais, os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades; respeito à ética nas relações com clientes e usuários, com colegas de profissão, com o público e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações da área da Psicologia; aprimoramento e capacitação contínuos.

 

A matriz curricular do curso oferece ao acadêmico e futuro psicólogo disciplinas que lhe permitirão atuar em diferentes contextos que demandem a presença de psicólogos (consultórios, clínicas, escolas, empresas públicas e privadas, hospitais, centros de saúde, centros comunitários e outras instituições).
      

Ênfases:

Atendendo às demandas regionais, o curso está dividido em quatro ênfases: 

Psicologia e Processos Clínicos: consiste na concentração de competências necessárias para o exercício da atividade de psicólogo em contextos da área da psicologia clínica (consultórios particulares, clínicas, hospitais, centros de saúde e outros órgãos públicos ou privados). Essa ênfase possibilita ao futuro psicólogo desenvolver habilidades e competências para o exercício das práticas da psicoterapia, orientação, aconselhamento, atendimentos psicológicos necessários a diferenciados contextos como, por exemplo, em programas de psicologia preventiva e em programas que estimulem a adesão dos pacientes aos tratamentos de saúde.  

Psicologia e Processos de Prevenção e Promoção da Saúde: consiste na concentração de competências necessárias para o exercício da atividade de psicólogo em contextos da área da psicologia e saúde capacitando o futuro psicólogo para atuar em ações de caráter preventivo, em nível individual e coletivo, voltadas à capacitação de indivíduos, grupos, instituições e comunidades para protegerem e promoverem a saúde e qualidade de vida, em diferentes contextos em que tais ações possam ser demandadas. 

Psicologia e Processos de Gestão e Trabalho: concentra-se no desenvolvimento de competências para que o futuro psicólogo atue, de forma ética e coerente, junto a diversas áreas organizacionais onde exista a formação de equipes e grupos por meio de aspectos ligados à relação Homem e Trabalho. As habilidades adquiridas permitirão ao egresso desenvolver ações focadas nos fenômenos crescentemente complexos do mundo do trabalho e das organizações como, por exemplo, questões da saúde mental, qualidade de vida no trabalho, intervenção frente aos problemas de saúde ocupacional, recrutamento e seleção de pessoas e gestão de recursos humanos.  

Psicologia e Processos Educativos: consiste na concentração de competências necessárias para o exercício da atividade de psicólogo em contextos da área da psicologia e educação, possibilitando ao egresso a capacidade de analisar as complexidades da realidade escolar e educacional inseridas em um contexto de múltiplas determinações, realizando pesquisas, diagnóstico e intervenção individual e em grupo, envolvendo todos os agentes do sistema educacional que participam do processo ensino-aprendizagem, tendo como objetivo a não cristalização dos discursos institucionais acerca dos problemas escolares e educacionais.

 
O Profissional

Ao final do curso, o egresso deverá ter sólida formação científica em Psicologia, postura ética e visão crítica de forma a estar apto a assimilar criticamente novos conceitos científicos, técnicas e instrumentos; elaborar projetos no âmbito da Psicologia, com base em parâmetros relevantes da realidade social, econômica e cultural; atender a diferentes tipos de demandas; atuar em equipe interdisciplinar e multiprofissional; realizar investigação científica e promover inovações no campo da Psicologia; propor e desenvolver ações para promoção da qualidade de vida em diferentes contextos. Desta forma, o Psicólogo egresso estará capacitado a atuar em diferentes contextos institucionais e sociais, consciente do compromisso social do seu trabalho, da responsabilidade que deve nortear sua atuação profissional e dos desafios para a prática da Psicologia em uma sociedade em constante mudança.

       

Matriz Curricular

1º Período

Bases Biológicas do Comportamento I (40)

Bases Filosóficas da Psicologia (40)

Bases Sociais e Culturais da Psicologia (40)

Psicologia do Desenvolvimento I (80)

Psicologia: História, Ciência e Profissão (80)

Formação Geral I (40)

2º Período

Psicologia do Desenvolvimento II (80)

Fundamentos da Teoria Comportamental (80)

Fundamentos da Teoria Psicanalítica (80)

Bases Biológicas do Comportamento II (80)

Formação Geral II (40)

3º Período

Psicologia Experimental I (80)

Fundamentos da Teoria Cognitiva (80)

Fundamentos da Teoria Humanista e Fenomenológica (80)

Estatística Aplicada à Psicologia (40)

Ética Profissional (40)

Dinâmica dos Processos Grupais (40)

4º Período

Psicologia Experimental II (80)

Procedimentos de Investigação na Psicologia I (80)

Psicologia Social (80)

Teorias e Técnicas Psicoterápicas I (40)

Teorias e Técnicas Psicoterápicas II (40)

Estágio Básico I (40)

5º Período

Procedimentos de Investigação na Psicologia II (80)

Psicologia e Processos de Ensino-Aprendizagem (80)

Teoria e Técnicas Psicoterápicas III (40)

Teorias e Técnicas Psicoterápicas IV (40)

Psicologia do Trabalho (80)

Estágio Básico II (40)

6º Período

Procedimentos de Investigação na Psicologia III (80)

Psicologia Escolar e Educacional (80)

Psicologia Organizacional I (80)

Técnicas Cognitivas-Comportamentais em Psicoterapia Infantil (40)

Técnicas Psicanalíticas em Psicoterapia Infantil (40)

Estágio Básico III (40)

7º Período

Psicologia da Saúde I (80)

Psicologia Organizacional II (80)

Tópicos Especiais em Psicologia Clínica (80)

Psicomotricidade (80)

Estágio Básico IV (40)

8º Período

Psicologia da Saúde II (80)

Psicofarmacologia (40)

Orientação Profissional (80)

Tópicos Especiais em Educação (80)

Estágio Profissional I (120)

9º Período

Pesquisa em Psicologia I (40)

Psicopatologia (40)

Tópicos Especiais em Políticas Públicas (80)

Psicologia Hospitalar (80)

Estágio Profissional II (120)

10º Período

Pesquisa em Psicologia II (40)

Psicologia Jurídica (80)

Psicologia do Esporte (40)

Libras (40)

Estágio Profissional III (200)

Total

Disciplinas Curriculares (3.200)

Atividades Complementares (100)

Estágio Curricular Supervisionado Básico (160)
Estágio Curricular Supervisionado Profissional (440)

Trabalho de Conclusão de Curso (100)

Total Geral (4.000)

         

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