Sobre a Unesc

A Associação Educacional de Cacoal – UNESC foi criada em 1985, em um projeto inovador que se constitui na primeira Instituição Privada do Estado de Rondônia, com as Faculdades Integradas de Cacoal. Em 2010 a mantenedora amplia sua área de atuação e altera sua denominação para Associação Educacional de Rondônia (AERON), instituindo as sedes de Vilhena em 2012, Porto Velho em 2013 e autorizado em Ji-Paraná em 2014.

Com isso, a UNESC assume uma vocação regional mais ampla buscando ampliar sua área de atuação em virtude da referência que se tornou na região de Cacoal.

Unesc Cacoal

O objetivo inicial da UNESC quando se instalou em Cacoal era a qualificação dos profissionais que atuavam na área da educação e que exerciam funções nas escolas do município. Poucos eram os profissionais naquela época que tinham curso superior. Hoje, a UNESC está voltada para a formação de profissionais qualificados para o crescente mercado de trabalho nos municípios, do estado e da região Norte, ocasionado pelo desenvolvimento globalizado e pela expansão de fronteiras.

O corpo discente da UNESC é formado por alunos provenientes, na graduação, de municípios e distritos do interior do Estado e, na pós-graduação, de diversos municípios de Rondônia. Sua atuação como instituição de ensino superior ultrapassa as divisas do Estado, contribuindo para a formação científica, educacional, tecnológica e profissional da população da região Norte do país.

Seu papel neste século vinte e um não se restringe somente à formação de profissionais para o mercado de trabalho. Estende-se para uma ação pedagógica capaz de abrir horizontes, mostrar novas ideias e concepções, dar oportunidade de escolha, conscientizar sobre o importante papel do homem na sociedade nesse constante processo de evolução e transformação, assumindo-se como uma instituição aberta à comunidade e ciente de sua responsabilidade social.

Missão

Produzir e disseminar o conhecimento nos diversos campos do saber, contribuindo para o exercício pleno da cidadania, mediante formação humanística, crítica e reflexiva, preparando profissionais competentes e atualizados para o mundo do trabalho e para a melhoria das condições de vida da sociedade.

Visão

A UNESC busca constituir-se como instituição acadêmica de reconhecida excelência, integrada e comprometida com o desenvolvimento e principalmente com a formação de agentes para atuar em prol da região, do país e do mundo.

Valores
  • ÉTICA, pautada por princípios de transparência, justiça social, solidariedade e responsabilidade com o bem público.
  • COMPROMISSO SOCIAL, pautado pelo reconhecimento às diferenças históricas, econômicas, culturais e sociais.
  • EQUIDADE, pautada pelos princípios de justiça e igualdade nas relações sociais e nos processos de gestão.
  • DEMOCRACIA, pautada pelos princípios de liberdade, participação, corresponsabilidade e respeito à coletividade.
  • SUSTENTABILIDADE, pautada pela responsabilidade social e ambiental.
Spezzi