Notícias

UBS Afonso Mansur amplia atendimento aos casos suspeitos de Covid-19 em Vilhena


Unidade Básica de Saúde foi reinaugurada em março após investimento feito pela Faculdade de Medicina Unesc

Após um investimento de aproximadamente meio milhão de reais, a Unesc concluiu toda a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Afonso Mansur, que hoje se torna uma referência no atendimento aos casos suspeitos de Covid-19 em Vilhena. A revitalização e modernização da UBS foi uma contrapartida da instituição de ensino, pela instalação do curso de Medicina no município do Cone Sul de Rondônia.

“Nós nos orgulhamos em ver que após três meses da conclusão das obras, a UBS Afonso Mansur seja uma referência para Vilhena e também para o Cone Sul. A Unesc investiu, muito mais do que capital financeiro, mas a confiança de que a unidade fosse utilizada em prol da população que recepcionou de forma tão especial a nossa instituição e a implantação do curso de Medicina”, destaca o diretor da Unesc, Antônio Carlos Nascimento.

Em meio à pandemia de coronavírus, a entrega da reforma total e ampliação da Unidade Básica de Saúde Afonso Mansur vem dar um novo fôlego à rede básica de saúde pública do município de Vilhena. Desde os dias 27 e 28, a UBS, localizada na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, passou a atender pacientes com sintomas gripai, suspeitos de Covid-19, também aos finais de semana, das 7h às 19h.

Conforme explicou a Prefeitura Municipal, além de diminuir o fluxo de pessoas no Hospital Regional de Vilhena (HRV), o atendimento aos fins de semana na unidade deverá seguir o novo protocolo de enfrentamento da doença, elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, Atenção Básica e médicos do HRV.

O documento estipula que o paciente será avaliado por um médico na unidade e, caso seja considerado caso suspeito para o novo coronavírus, poderá sair da consulta já com um encaminhamento para realizar exame, atestado médico, receita para remédios, recomendação para isolamento ou até mesmo internação.

“Estamos vivendo um momento atípico na saúde e a Unesc orgulha-se por poder contribuir. O nosso desejo é que a Unidade Afonso Mansur e todo o investimento feito possam contribuir para superarmos mais este desafio”, conclui a diretora geral da Unesc, Natividade Cury.

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)

 

Leia também:

Unesc lança nova campanha do Vestibular: Em tempos assim, provoque!