fbpx

Notícias

Professores da Unesc falam da importância da pós-graduação na formação docente para o Ensino Superior


Gavioli cursou a pós-graduação na Unesc e no ano seguinte foi contratado pela instituição. Hoje, o professor do curso de Direito é também mestre em Direito Econômico e Socioambiental pela PUC

 

Com o objetivo de promover a formação de profissionais das diferentes áreas que tem em seus planos atuar como professores universitários, a Unesc lança mais uma pós-graduação em Formação Docente para o Ensino Superior. Com carga horária de 360 horas, as aulas começam no dia 27 de julho, na unidade da Unesc em Cacoal. Com aulas quinzenais, aos finais de semana, a Unesc disponibiliza 40 vagas para a formação e as inscrições podem ser feitas pelo site da instituição.

Em 2017, Arnnon Gavioli cursou a mesma pós-graduação na Unesc e no ano seguinte foi contratado pela instituição. Hoje, o professor do curso de Direito é também mestre em Direito Econômico e Socioambiental pela PUC – PR e especialista em Direito Previdenciário.

“A pós-graduação em Formação Docente na Unesc foi um processo importante para aliar o desejo de me tornar docente com as demandas que a profissão exige. A formação envolve aspectos teóricos e práticos. Hoje, um ano e meio depois de já estar na docência, ainda me lembro de algumas discussões que tivemos em sala de aula e que hoje contribuem, principalmente no que se relaciona ao processo de avaliação”, destaca o professor Gavioli.

Já sobre a oportunidade de ter se tornado docente na mesma instituição que o preparou para esta missão, Gavioli é ainda mais enfático. “Ter me especializado e hoje estar trabalhando na Unesc é muito gratificante e também é um desafio que envolve muita responsabilidade. O curso de Direito da Unesc, no qual leciono, é um curso referência na região e o mercado exige profissionais cada vez mais preparados. A qualidade do processo de ensino-aprendizagem precisa ser eficiente”, conclui.

A professora do curso de Psicologia da Unesc, Valdinéia Aparecida Fernandes Benvenutti, também cursou a pós-graduação em Formação Docente para o Ensino Superior em 2016 e no mesmo ano foi contratada pela Unesc. Além de lecionar na instituição, Valdinéia também é psicóloga hospitalar no Hospital do Câncer São Daniel Comboni.

“Essa pós proporciona aos alunos diversas formas de aprendizado para organização do trabalho pedagógico, com o objetivo de qualificar o futuro professor para a sala de aula, em particular o ensino superior. Essa pós-graduação oferecida pela Unesc me proporcionou todo o suporte teórico, metodológico e prático essenciais para a atividade da docência superior no ensino presencial e também na educação à distância, desenvolvendo habilidades indispensáveis para o universo acadêmico”, exemplifica a professora.

Sobre a sua contratação, pela Unesc, Valdinéia ressalta a preparação para a Docência. “Essa pós graduação, em específico, te proporciona maiores chances de trabalho. Me graduei em Psicologia na Unesc e também cursei a minha primeira pós graduação na Unesc. Ingressei nesta instituição de ensino como psicóloga do Núcleo Psicopedagógico, posteriormente assumi a supervisão de estágio clínico profissional e hoje também leciono nesta faculdade que me preparou para o mercado de trabalho. Essa ascensão profissional é oriunda da qualidade de todo aprendizado que tive, com excelentes e capacitados profissionais que a instituição de ensino Unesc proporciona aos alunos”, ressalta.

 

Além de lecionar no curso de Psicologia, a professora Valdinéia também é psicóloga hospitalar

Matriz curricular – Formação Docente para o Ensino Superior

 

  • Metodologia da Pesquisa Científica
  • Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação
  • Epistemologia do Professor
  • Políticas Públicas do Ensino Superior
  • Didática do Ensino Superior
  • Gestão, Organização e Legislação na Gestão Superior
  • Psicologia da Educação: Desenvolvimento e Aprendizagem
  • Metodologia do Ensino Superior
  • Mídias e tecnologias no Ensino Superior
  • Educação, Cultura e Sociedade
  • Pesquisa em Educação
  • Tendências Curriculares no Ensino Superior
  • Avaliação da Educação e da Aprendizagem
  • Práticas da Educação Inclusiva no Ensino Superior
  • Fundamentos da Educação a Distancia

 

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)