Notícias

Palestra online proporciona ainda mais conhecimento aos acadêmicos de Engenharia Ambiental da Unesc


Acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental da Unesc, em Vilhena, participaram de uma palestra técnica online, promovida pela empresa “Proteção Soluções em Segurança do Trabalho LTDA”. A empresa, localizada em Vilhena, consolidou-se com os serviços de assessoria e consultoria na parte de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho e na venda de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva.

A palestra teve como objetivo a complementação de estudos na área de formação profissional em Segurança do Trabalho. Segundo a professora Juliana de Fátima Vizú a palestra técnica propicia aos alunos ter uma visão prática e mais detalhada dos aspectos envolvidos no âmbito da segurança do trabalho, utilização prática de EPIs e Equipamentos de Medição de riscos ambientais.

De forma online, foram apresentados aos acadêmicos os principais modelos de capacetes, luvas, óculos, protetores auriculares e máscaras, bem como os equipamentos utilizados para monitoramento de riscos ambientais, como o Decibelímetro, para monitoramento de ruídos; o monitor de IBUTG (Índice de Bulbo Úmido e Termômetro de Globo, para avaliação do calor; Luxímetro, para medir a iluminância; e Bomba de Amostragem de poeira e gases. Riscos esses que possuem potencial de causar doenças ao trabalhador no ambiente de trabalho.

Os acadêmicos, acompanhados pela professora Juliana de Fátima Vizú, sob a supervisão do Engenheiro de Segurança do Trabalho Renato Marcelo Andrzejeski, também tiveram conhecimento sobre a elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Diversas informações referentes à atuação do profissional de Engenharia Ambiental na Segurança do Trabalho, assim como as principais legislações da área e Normas Regulamentadoras (NRs) foram abordados, assim como a atuação do profissional de segurança do trabalho no cenário da pandemia mundial.

“A palestra técnica torna-se uma oportunidade de aprendizado extraclasse que possibilita aos alunos terem contato com profissionais da área e com empresas de tamanha importância para o município de Vilhena. Vale muito para aprofundar o conhecimento teórico alinhado com a prática. Mesmo que de forma online, os estudantes puderam visualizar os equipamentos e sua manipulação. Foram muitos esclarecimentos, novidades e curiosidades”, destacou a professora da Unesc,  Juliana Vizú.

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)