Notícias

Novos cursos da Unesc impulsionam o ensino superior em Vilhena


Vestibular de meio de ano realizado pela Unesc atraiu mais do que o dobro dos alunos esperados

A unidade da Unesc em Vilhena vem imprimindo um ritmo responsável na criação de novos cursos superiores. Só neste ano, três novos cursos presenciais começaram a ser ministrados e devem influenciar, num futuro próximo, o mercado de trabalho das cidades do Cone Sul de Rondônia e Noroeste do Mato Grosso.

No início do ano foi implantado o curso de Engenharia da Computação, que tem dado ótimos resultados, inclusive gerando uma parceria que está sendo desenvolvida entre a Unesc e o Instituto Federal de Rondônia – IFRO. O projeto inovador prevê a criação de duas estações meteorológicas que devem ser montadas em Vilhena para colaborar com a previsão do tempo e orientação sobre dados relacionados ao clima, como temperatura e umidade, que poderão auxiliar em uma região vocacionada para o agronegócio, especialmente na plantação de soja, onde Vilhena conquistou avanços significativos.

Os cursos de Engenharia da Computação e Engenharia Ambiental também estarão inseridos no projeto de pesquisa dessas estações, fortalecendo o conhecimento científico dos alunos, tanto na esfera teórica, quanto prática. “Projetos dessa envergadura fazem da Unesc a faculdade mais comprometida com a comunidade, interferindo de forma positiva na ampliação e melhoria da qualidade do conhecimento científico a serviço da sociedade”, disse o coordenador acadêmico da Unesc de Vilhena, professor Marco Aurélio Vasques.

Para surpresa da instituição, o vestibular de meio de ano realizado pela Unesc atraiu mais do que o dobro dos alunos esperados. Um dos motivos da procura foi a abertura dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Nutrição, devidamente autorizados por meio de Portarias do MEC – Ministério da Educação.

O curso de Ciências Contábeis, por exemplo, supriu todas as vagas, sendo que muitos interessados precisarão esperar para disputar uma vaga no início de 2020. A expectativa da Unesc com o curso de Arquitetura e Urbanismo é que a formação de novos profissionais nesta área possa contribuir com a construção civil, projetos urbanísticos, paisagísticos e ecosustentáveis, que possam ser úteis na elaboração de novas políticas públicas de mobilidade urbana e de urbanismo para o município de Vilhena e de toda a macro região.

O curso de Nutrição, 8º curso implantado pela Unesc em Vilhena na área da saúde, também atraiu muitos alunos graças à demanda crescente que envolve os cuidados com a alimentação e o corpo saudável. Importante frisar também que o curso de Medicina, principal da área da saúde, tem sido reconhecido como curso de excelência e, por esta razão, tem sido procurado intensamente por alunos de toda a região.

Mesmo o curso de Medicina já atender todos os requisitos do MEC e ter iniciado dentro de padrões internacionais, a coordenação do curso se prepara para uma ampliação significativa, tanto em tecnologia, quanto em pesquisa e ensino já no início de 2020.

(Paulo Mendes – Assessoria de Imprensa Unesc/Vilhena)