Notícias

II Unesc Chef: Inscrições abertas para o 2º Concurso de Nutrição e Gastronomia da Unesc


 

Estão abertas as inscrições para o II Concurso de Nutrição e Gastronomia da Unesc que será realizado durante a XVIII Jornada Científica, em Cacoal. O Unesc Chef tem como objetivo principal incentivar a pesquisa dos alunos sobre alimentos regionais, produções e inovações gastronômicas, além de relacionar competências teóricas e práticas, integrando os candidatos com a área acadêmica e o mercado profissional, além de promover a gastronomia regional.

Na primeira etapa do Concurso, os candidatos devem encaminhar para o e-mail da coordenação do curso de Nutrição da Unesc a proposta de preparação, incluindo o nome do prato e o objetivo, com foco no aspecto nutricional e ingredientes. As propostas selecionadas serão divulgadas no dia 02 de novembro e todos os selecionados participarão da próxima etapa do concurso. Vale ressaltar que o concurso é aberto para acadêmicos de todos os cursos oferecidos pela Unesc, bem como para o público externo.

Na segunda etapa, cada candidato selecionado deverá trazer a sua preparação para exposição e avaliação por uma banca avaliadora. As preparações deverão ser expostas em locais que serão previamente definidos pela comissão técnica do concurso.

Quatro receitas serão selecionadas para a terceira e última etapa do processo e vão concorrer ao título de campeã do II Unesc Chef. A grande final acontecerá no dia 06 de novembro de 2020, às 15 horas, no Laboratório de Técnica Dietética da Unesc em Cacoal.

Na oportunidade os candidatos selecionados vão preparar as receitas da caixa surpresa, definidas pela organização do Unesc Chef. As produções finais do II Concurso de Nutrição e Gastronomia da Unesc serão avaliadas quanto ao sabor e a inovação da preparação, concorrendo às premiações do 1º e 2º lugares.

 

Participação especial

Dentro do II Unesc Chef, os participantes vão ter a chance de conferir uma videoaula com o renomado chef Caio Ottoboni, que hoje atua como chef consultor do restaurante Président, do chef Erick Jacquin, jurado do programa Master Chef, da Band. Através do video, Caio Ottoboni dará uma verdadeira aula sobre preparação de carnes aos participantes do Unesc Chef.

Em sua trajetória, o chef iniciou sua carreira no Café Armani, do grupo Fasano, e atuou também na área de eventos do Restaurante D.O. M, do chef Alex Atala. Em seguida, passou a integrar a equipe do chef Erick Jacquin, no restaurante La Brasserie. Na oportunidade, ao longo de sete anos, aperfeiçoou técnicas da cozinha clássica francesa. Foi chef também do bistro Oui de 2014 até 2018 e hoje atua como chef consultor do restaurante Président.

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)