Notícias

Docente da Unesc é aprovada em Doutorado na área de Biotecnologia


Profa. Dra. Zaira Barbara da Silva (ao centro) defendeu sua tese de doutorado junto a Comissão Examinadora constituída por doutores em Biotecnologia e Inovação em Saúde, Ciências, Química e Ciências Biológicas

 

No final de 2018, a doutoranda Zaira Barbara da Silva, docente dos cursos de Enfermagem e Medicina da Unesc, em Vilhena, recebeu a aprovação no doutorado em Biotecnologia e Inovação em Saúde, pela Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN-SP), campus de Pirituba.

Formada em Enfermagem e Obstetrícia em 1984, a Profa. Dra. Zaira integra a equipe da UNESC desde agosto de 2017, onde ministra aulas nos cursos de Enfermagem e Medicina. Em sua tese de doutorado, a professora defendeu sua pesquisa, que tinha como tema a “Avaliação do Potencial Cicatrizante da Rutina e da Rutina Complexada ao Zinco”.

“Escolhi pesquisar um produto que fosse ao mesmo tempo eficiente e de baixo custo para o processo de cicatrização de feridas. Temos excelentes produtos no mercado, porém com um custo muito alto, fazendo com que a rede pública e a população mais carente não consigam adquirir muitos deles e acabem adquirindo somente os mais baratos, que nem sempre atendem a necessidade da ferida a ser tratada”, destacou a Profa. Dra. Zaira Bárbara da Silva

A docente destacou ainda que “a intenção é, a partir desta pesquisa, elaborar um projeto de extensão universitária contínuo para que acadêmicos das áreas da saúde, particularmente, Enfermagem, Fisioterapia e Medicina, possam atender e cuidar dos pacientes portadores de feridas através de um ambulatório para tratamento e acompanhamento da comunidade que necessite deste atendimento”.

Além do doutorado na área de Biotecnologia e Inovação em Saúde, a Profa. Dra. Zaira obteve o título de Mestre em 2001, quando apresentou o trabalho “O Processo Avaliativo na Aprendizagem Baseada em Problemas: Um Estudo com Estudantes de Medicina”.

Para a diretora geral da Unesc, Native Dias Cury, o êxito do doutorado representa uma conquista tanto para a professora Dra. Zaira, como para a Unesc enquanto instituição de ensino. “Nossos professores estão constantemente em busca de conhecimento. A pesquisa científica faz parte da realidade dos docentes da Unesc e o título de doutorado da professora Zaira é um grande exemplo. Por isso, toda a minha admiração pela dedicação da querida professora. Parabenizo-a pela titulação do doutorado com imenso carinho”, encerrou a diretora geral da Unesc.

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)