Notícias

Cursos de Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia da FAEV/UNESC Vilhena se reúnem para encontro interdisciplinar.


O Prof. Luis Gonzaga de Oliveira Gonçalves, da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, mestre em Ciências da Saúde, esteve na FAEV/UNESC Vilhena na noite de sexta-feira, dia 31/08/2018 para conversar com os professores e os estudantes de Educação Física, Enfermagem e Fisioterapia sobre o tema “Promoção de Saúde e Interdisciplinaridade”.

Na abordagem, o Prof. Luis Gonzaga expôs que “Além da questão dos espaços profissionais, o trabalho baseado na interdisciplinaridade supõe novas formas de relações, tanto em relação à hierarquia institucional, à gestão, à divisão e à organização do trabalho, quanto no que diz respeito ao relacionamento dos trabalhadores e das trabalhadoras entre si e com os usuários do serviço”.

Também foi esclarecido pelo Prof. Luis Gonzaga que vários obstáculos interferem na efetivação de um modo de produção em saúde coletiva, principalmente, a máquina organizacional dos serviços de saúde que produz fragmentação e dificulta o trabalho multiprofissional, com possibilidade de impedir a construção de laços multidisciplinares entre os profissionais.

Para o Prof. Wellington Moura, da UNESC, “proporcionar momentos como esse promove um trabalho interdisciplinar que propõe o desprendimento do locus dos saberes específicos para a construção de um saber conjunto que possa contribuir com insumos para uma comunidade, uma família ou um indivíduo. Nesse sentido, os profissionais partiriam do núcleo, com definições mais delineadas, para o campo de competência em que espaço teria limites e contornos menos precisos”.

Fonte: Faculdade de Educação e Cultura de Vilhena (FAEV-UNESC) / Anny Cury (Fenaj 3020/DF)