Notícias

Começam as aulas do 1º Mestrado oferecido em Cacoal pela Unesc


Pós-doutor em Administração, Ernesto Michelângelo Giglio, ministra o primeiro módulo do curso na Unesc

Teve início na tarde desta quarta-feira (11) o primeiro Mestrado oferecido por uma instituição de ensino superior em Cacoal. A Unesc trouxe para o interior de Rondônia, um curso de Mestrado em Administração, em parceria com a Universidade Paulista (Unip).

Quem ministra este primeiro módulo é o pós-doutor em Administração, Ernesto Michelângelo Giglio, professor e pesquisador do Programa de Mestrado da Unip em São Paulo. De acordo com ele, a Unesc se destaca ao trazer para o estado um curso que oferece grandes diferenciais aos profissionais. “O curso de Mestrado em Administração propicia, primeiro, a possibilidade do aluno ter uma carreira acadêmica, dar aulas, ser professor! Em segundo, o aluno do Mestrado aprende todos os trâmites para fazer pesquisa e conseguir bolsas de pesquisa e em terceiro lugar, este aluno aproveita todos os conhecimentos para o desenvolvimento profissional dele. Por exemplo se ele trabalha em empresas, em instituições de políticas públicas, porque a gente traz muitos exemplos, muitas análises nessa linha. Então são essas as três grandes vantagens de fazer uma pós graduação”.

O Programa de Mestrado em Administração Interinstitucional Unesc/Unip, tem como objetivos principais promover a formação de pesquisadores e qualificar docentes para o ensino superior, atribuindo o título de Mestre em Administração.

Claudinei Rosa é professor do Departamento de Administração da Universidade Federal de Rondônia (Unir), para ele, a possibilidade de cursar um Mestrado na sua própria cidade é um presente. “O que me motivou a fazer o Mestrado em Administração, primeiro foi a oportunidade ímpar que a Unesc está trazendo para Cacoal, em parceria com a Unip. Esse Mestrado, como eu já sou professor na área de Administração, é um divisor de águas na vida de qualquer profissional, principalmente daqueles que estão na docência. É um curso que te dá mais habilidades e mais competências para que você possa se destacar neste mercado tão competitivo”.

Com duração de 24 meses, divididos em créditos em disciplinas obrigatórias, em disciplinas eletivas, publicação de artigo, exame de qualificação e defesa da dissertação, a Pós-Graduação Stricto-Sensu tem como linhas de pesquisa as “Abordagens Sociais nas Redes” e as “Estratégias e Operações em Redes”.

A coordenadora do Programa de Mestrado da Unesc, professora Márcia Rita Malheiros, destaca ainda a possibilidade, para àqueles que tem interesse, mas perderam o prazo de inscrição, de cursar o Mestrado. “Estamos na primeira aula, então àqueles que tem interesse na qualificação Stricto Sensu, pedimos que procure a Unesc, entre em contato conosco, pois ainda é possível efetuar a inscrição e iniciar o Mestrado em Administração.

De acordo com a coordenadora do  Programa de Mestrado da Unesc, ainda é possível fazer a inscrição junto à isntituição

Parceria Unesc e UNip

O Mestrado Interinstitucional (Minter) são turmas de mestrado acadêmico conduzidas por uma instituição promotora nacional (UNIP no nosso caso) nas dependências necessariamente de uma instituição de ensino e pesquisa receptora (UNESC-Cacoal).

As turmas de Mestrado Interinstitucional Unesc – Unip estão vinculadas a programas de pós-graduação Stricto Sensu nacionais reconhecido pela Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A instituição promotora, Unesc, é responsável por garantir o nível de qualidade das atividades de ensino, pesquisa e de qualificação profissional desenvolvidas por seu programa de pós-graduação na instituição receptora.

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)