Notícias

Começa a Semana de Arquitetura, Urbanismo e Engenharia Ambiental da Unesc


S(E)AUC 2019 pretende debater o desenvolvimento urbano sustentável de cidades como Cacoal

Acontece nesta semana, entre os dias 9 e 11 de outubro, a S(E)AUC 2019, uma proposta da Unesc que une a 5ª Semana de Arquitetura e Urbanismo (SAUC) e o 3º Simpósio de Engenharia Ambiental (SEAUC).

Conforme explica a coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Jamille Coelho, “o evento visa promover, através de um conjunto de palestras, workshops, minicursos e oficinas projetuais, a troca de experiências, a integração e o desenvolvimento de propostas sustentáveis para o desenvolvimento urbano, com a participação de acadêmicos dos diferentes períodos dos cursos e de diferentes instituições de ensino, além de professores e profissionais das áreas”.

A S(E)AUC 2019 pretende discutir os caminhos sustentáveis para o crescimento urbano de cidades jovens, de pequeno e médio porte, no estado de Rondônia. “Como academia e pioneiros no ensino universitário na região, é dever da Unesc discutir os objetivos para um desenvolvimento sustentável e resiliente. Através de discussões acadêmicas pode-se contestar o rumo que o crescimento urbano ordenado por uma lógica não sustentável está tomando e assim sugerir novos caminhos”, completa Jamille Coelho.

O evento quer mover os participantes em busca de reflexões e soluções que despertem, mesmo que academicamente, propostas para enfrentar o cenário atual. Além disso, promove a aproximação dos acadêmicos com a realidade da profissão, buscando experiências práticas e materializando os conhecimentos teóricos.

 

ONU Habitat Brasil

A Semana de Arquitetura, Urbanismo e Engenharia Ambiental da Unesc, em Cacoal foi aprovada neste ano para integrar o Circuito Urbano 2019 da ONU Habitat Brasil. Trata-se de uma convocatória da Organização das Nações Unidades para apoiar institucionalmente eventos, organizados por diversos atores, que ocorram durante todo o mês de outubro. Em 2019, o Circuito tem como tema geral “Cidades Inovadoras e Inclusivas”.

 

Programação

Durante os três dias de evento, a S(E)AUC 2019 traz em sua programação diversas palestras, oficinas, mesas redondas, minicursos e momento de integração entre os participantes.

Nesta quarta-feira, por exemplo, a mesa redonda terá como tema central o “Desenvolvimento e Meio Ambiente”, com a participação da Doutora Karen Janones da Rocha, engenheira florestal e professora titular da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Almir Suruí, liderança indígena Paiter Suruí,  Matilde Mendes, professora Mestra da UNESC e Zeus Moreno Romero, Graduado em História pela Universitat de Barcelona, mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá e doutorando na mesma instituição. A ideia da mesa é possibilitar a troca de experiências entre pessoas de diversas áreas.

A quinta-feira, dia 10, será marcada pelas palestras de Jorge Murer, gestor ambiental e especialista em Educação Superior, Thiago Emanuel Possmoser Figueiredo Nascimento, Engenheiro Ambiental e Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

O último dia do evento (11) tem foco na “Habitação, direito e cidade”, que pretende discutir como a cidade de Cacoal vem se estruturando, seja em relação às questões relacionadas à ocupação urbana, áreas irregulares, supressão de áreas de preservação permanente (APP) e o impacto disso no clima local. No debate, será levantado o debate sobre como a Arquitetura pode ser pensada de modo que seja proporcionado conforto ambiental e térmico aos seus usuários. Uma mesa redonda será realizada com a participação do senhor Enivaldo Bussola, empresário e pioneiro de Cacoal, Rodrigo Selhorst e Silva, professor da Unesc, arquiteto da Prefeitura Municipal de Cacoal, Conselheiro Estadual do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Rondônia – CAU/RO e responsável técnico da empresa Mano Construções Ltda. Participam também da mesa redonda,  o Defensor Público Roberson Bertone de Jesus, a professora Mestra Janaína Matoso Santos, Arquiteta e Urbanista e professora titular no Instituto Federal de Mato Grosso e ex-professora da Unesc. Na oportunidade, pretende-se abranger os temas Território, Desenvolvimento e Meio Ambiente, relacionando-os à cidade de Cacoal e região.

A programação completa está disponível na página da Unesc no Facebook