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Água e geração de energia estão entre os temas abordados pelos acadêmicos da Unesc durante Atividades Práticas em Vilhena


Os acadêmicos do 5º período de Biomedicina, em conjunto com os estudantes do 3º e do 7º períodos de Engenharia Ambiental da Unesc, em Vilhena, apresentaram banners, maquetes e panfletos produzidos por eles durantes as Atividades Práticas Supervisionadas. As apresentações foram feitas aos alunos do Ensino Médio do Colégio Marechal Rondon.

Os acadêmicos de Biomedicina apresentaram banners contendo informações sobre coleta e análise de água, seguindo a Resolução Conama 357, além de fazerem uma relação da qualidade da água com doenças de veiculação hídrica. Tais atividades fazem parte da Atividade Prática Supervisionada da disciplina de Análise Ambiental.

Já os estudantes do 3º período de Engenharia Ambiental elaboraram um banner para a APS da disciplina de Ciência, Métodos e Técnicas de Pesquisa e uma maquete para a disciplina de Física II e Cálculo III. Os trabalhos tiveram como temática as diferentes formas de se gerar energia.

Por sua vez, os acadêmicos do 7º período de Engenharia Ambiental elaboraram, para a disciplina de Saúde Ambiental, panfletos envolvendo doenças de veiculação hídrica e abordaram também como um biodigestor pode contribuir para a diminuição das mesmas.

Segundo o coordenador do curso de Engenharia Ambiental e professor no curso de Biomedicina, Dr. Gabriel de Paula Paciência, “Tais atividades são extremamente importantes, tanto para os estudantes da faculdade, como do Ensino Médio. Primeiro porque os acadêmicos podem colocar em prática os conteúdos teóricos de sala de aula e segundo porque os estudantes do Colégio Marechal puderam vivenciar a importância da preservação dos recursos naturais, com um enfoque na água”.

Já o professor Me. Maurício Veiga destaca que o empenho dos alunos na confecção das maquetes trouxe para os mesmos a exploração do conhecimento fora da sala de aula. “O fato de projetar uma maquete, estudar conceitos físicos relacionados a cada tipo de usina e simular o funcionamento das mesmas na prática, coloca o acadêmico como um estudante mais ativo e o aproxima da realidade de sua formação”.

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)