Notícias

Acadêmicos de Engenharia Ambiental da Unesc visitam aterro sanitário em Vilhena


Visita faz parte da grade extra curricular das disciplinas de Gestão de Resíduos Sólidos e Tratamento de Águas Residuais

Um grupo de acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental da Unesc visitou, no último dia 21, as instalações do aterro sanitário da empresa MFM soluções, localizado na área rural de Vilhena.

O objetivo da visita, segundo a professora Juliana de Fátima Vizu, foi proporcionar aos alunos um contato real com as etapas do tratamento de resíduos sólidos gerados no município e que são processados pela empresa.

Os alunos puderam observar como funciona a estação de tratamento do chorume, materia final oriunda da célula de degradação dos produtos coletados. Também foi possível conhecer o sistema de triagem, destinação dos resíduos e manejo das células.

De acordo com as professoras Juliana e Calina Dias Barros, que acompanharam os alunos, a visita faz parte da grade extra curricular das disciplinas de Gestão de Resíduos Sólidos e Tratamento de Águas Residuais.

O trabalho de coleta seletiva no município de Vilhena tem se tornado eficiente e a finalização do lixo pela empresa atende as exigências da lei federal n° 12.305, de 2010 que determinou que todos os municípios do País dessem um fim nos lixões a céu aberto e implantassem aterros sanitários.

O prazo de quatro anos concedidos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) através desta lei, encerrou no dia 02 de agosto de 2014 e as penalidades para os municípios que descumprirem a lei, podem ser severas.

(Texto: Paulo Mendes)