Notícias

Acadêmicos da Unesc apresentam trabalhos no Congresso Internacional de Nutrição


Congresso foi realizado em São Paulo (SP), entre os dias 12, 13 e 14 de setembro

O XV Congresso Internacional de Nutrição Funcional, realizado no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo (SP) entre os dias 12, 13 e 14 de setembro, contou com a participação de alunos do 6º e 8º períodos do curso de Nutrição da Unesc.

Para a acadêmica do 6º período de Nutrição da Unesc, Erica Gabriella Linhares, a experiência foi fundamental para a sua formação. “Participar do Congresso me auxiliou na construção do saber pessoal, salientando a direção da carreira profissional a ser seguida e possibilitando um diferencial na minha formação acadêmica, me propondo mudanças na forma de absorver conhecimentos, além da visão que a nossa professora e orientadora nos fez perceber sobre a importância da pesquisa cientifica na área de Nutrição”, destacou.

Durante os três dias de evento, os acadêmicos e a coordenadora do curso de Nutrição da Unesc, professora Me. Heloisa Helena Pessoa Portela de Sá, apresentaram diversos trabalhos que receberam elogios.

“O contato direto que os nossos alunos tiveram no congresso, com a submissão de trabalhos científicos desenvolvidos pelos próprios alunos, permitiu engajá-los na construção do próprio saber, tornando-os mais cultos e modificados em relação ao modo de ser e pensar. E dessa forma, quem sabe, formarmos futuros pesquisadores”, enaltece a coordenadora do curso de Nutrição, Heloísa Pessoa.

 

Os trabalhos apresentados foram:

  • Análise comparativa de fenólicos e atividade antioxidante entre Pimentas – Erica Gabriella Linhares (Aluna do 6º período de Nutrição)
  • Determinação de fenólicos, antocianinas e atividade antioxidante da Physalis peruviana cultivada na região Amazônica – Erica Gabriella Linhares (Aluna do 6º período de Nutrição)
  • Determinação de fenólicos, antocianinas e atividade antioxidante da uva roxa (Vitis vinifera L.) cultivada região Amazônica – Profª Me. Heloisa Helena Pessoa Portela de Sá (Coordenadora do Curso de Nutrição da Unesc)
  • Avaliação da concentração de polifenois, antocianinas e potencial antioxidante das sementes do cacau forasteiro (Theobroma cacao) cultivado na região Amazônica – Profª Me. Heloisa Helena Pessoa Portela de Sá (Coordenadora do Curso de Nutrição da Unesc)
  • Determinação de fenólicos, antocianinas e atividade antioxidante do pimentão roxo (Capsicum annuum)- Profª Me. Heloisa Helena Pessoa Portela de Sá (Coordenadora do Curso de Nutrição da Unesc)
  • Desenvolvimento de uma dieta artesanal enteral com propriedades funcionais – Karine Maciel Garcia, Harumi Guntendorfer Tsunosse e Maria Carolina Oro (Alunas do 6º período de Nutrição)
  • Comparação de compostos fenólicos em alface roxa (Lactuca sativa L.) e hadichhio (Cichorium intybus) produzidas no norte do Brasil – Nayara Lorrayne de Sá Almeida Costa (Aluna do 8º período de Nutrição)

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)

 

Acadêmicos e coordenadora de Nutrição da Unesc apresentaram diversos trabalhos durante o XV Congresso Internacional de Nutrição Funcional