Unesc Rondônia

Vestibular - UNESC Vilhena

Medicina

Modalidade:
Bacharelado
Carga horária:
9.040 horas
Vagas:
50/integral
Duração:
6 anos (12 semestres)

a partir de

R$ 7.029,20*/mês

*valor 2018

Inscrições
Em breve

DATA
1 Inscrição Das 8 horas do dia 17/09/2018 às 23 horas e 59 minutos do dia 04/11/2018
2 Data final para o pagamento da inscrição 05/11/2018
3 Divulgação da relação preliminar dos inscritos 07/11/2018
4 Recurso contra indeferimento de inscrição Das 8 horas do dia 08/11/2018 às 18 horas do dia 09/11/2018
5 Divulgação do resultado da análise dos recursos sobre indeferimento de inscrições 12/11/2018
6 Divulgação da relação definitiva de candidatos regularmente inscritos 14/11/2018
7 Divulgação dos locais de aplicação das Provas Objetivas e de Redação 14/11/2018
8 Aplicação das Provas Objetivas e da Prova de Redação 25/11/2018
9 Divulgação do gabarito preliminar das Provas Objetivas
Prova A           Prova B           Prova C           Prova DGabarito A       Gabarito B       Gabarito C       Gabarito D
25/11/2018
10 Interposição de recursos contra gabarito preliminar, formulação ou conteúdo de questão das Provas Objetivas Das 8 horas às 18 horas do dia 26/11/2018
11 Resultado da análise dos recursos contra gabarito preliminar, formulação ou conteúdo de questão das Provas Objetivas

Resultado da Análise dos Recursos contra Formulação e/ou Conteúdo de Questão da Prova Objetiva em Lista Aberta

03/12/2018
12 Desempenho nas Provas Objetivas (pontuação de cada candidato) 03/12/2018
13 Interposição de recursos contra desempenho nas Provas Objetivas Das 8 horas às 18 horas do dia 04/12/2018
14 Divulgação do resultado da análise dos recursos contra desempenho nas Provas Objetivas e do Gabarito Definitivo

Desempenho na Prova Objetiva após Análise dos Recursos Contra Desempenho na Prova Objetiva

05/12/2018
15 Divulgação do desempenho na Prova de Redação (pontuação de cada candidato) 05/12/2018
16 Interposição de recursos contra desempenho na Prova de Redação Das 8 horas às 18 horas do dia 06/12/2018
17 Divulgação do resultado da análise dos recursos contra desempenho na Prova de Redação

Parecer em Recursos Contra Desempenho na Prova de Redação

Desempenho na Prova de Redação após Análise dos Recursos Contra Desempenho na Redação

10/12/2018
18 Divulgação da Pontuação Final de cada candidato 10/12/2018
19 Resultado Final – Aprovados

Resultado Final – Aprovados e Classificados

10/12/2018
20 Edital de matrícula

Matrícula – 1ª Chamada

12, 13, 14 e 17 de Dezembro
21 Matrícula – 2ª Chamada 18, 19, 20 e 21 de Dezembro
Início das aulas 04 de Fevereiro de 2019

O Curso

As práticas de formação na área de Medicina, em todo o mundo, encontram-se em fase de reformulação e de proposição frente à necessidade emergente de transformações quanto aos seus objetivos e metodologias.

Nesse sentido, em busca da modernidade nos processos pedagógicos com vistas à promoção de ensino e aprendizagem mais eficientes e comprometidos com as reais necessidades dos que objetivam a formação na área e dos sistemas de saúde.

Por consequência, no Brasil, a base legal relativa à formação na educação médica, principalmente nas últimas décadas, tem orientado as unidades formadoras quanto às mudanças em suas estruturas curriculares a fim de atender o que se encontra disposto nas Diretrizes Curriculares do Curso de Medicina – DCN (Resolução CNE/CES nº 3/2014); cujo teor orienta-se para um processo de formação voltado para o desempenho de atividades médicas junto ao SUS (Sistema Único de Saúde), priorizando sua integração a essa rede e a utilização das mais modernas tecnologias pedagógicas.

Ademais, a Lei 12871, que criou o Programa Mais Médicos, reforça esse caminho de formação, tomando como base, principalmente, as reais necessidades e anseios da sociedade.

O Curso de Medicina da FAEV/UNESC, alinhado à Lei nº 12871, de 22 de outubro de 2013, que instituíra, anteriormente, o Programa Mais Médico, com a finalidade de promover a formação de recursos humanos na área da saúde para o Sistema Único de Saúde – SUS e às Diretrizes Curriculares do Curso de Medicina – DCN (Resolução CNE/CES nº 3/2014); apresenta uma proposta pedagógica diferenciada; buscando, principalmente, atender às demandas da saúde pública.

Visando, desse modo, ao atendimento do que se encontra disposto nas diretrizes curriculares, o Curso se organiza em três áreas de competência: atenção à saúde; gestão em saúde e educação na saúde. Para cada uma dessas áreas, objetiva-se a necessidade de combinação e de avaliação de capacidades cognitivas, psicomotoras e atitudinais as quais também se encontram explicitadas nas referidas diretrizes.[/vc_column_text]

Objetivos do Curso

Além da preocupação para com a preparação do futuro médico, quando de sua prática voltada para a atenção à saúde, tanto das pessoas como das coletividades; o Curso também visa formar profissionais que tenham o domínio da gestão em saúde e saibam trabalhar a educação em saúde, quer a própria quanto a das equipes de trabalho e a dos pacientes.
Arrojado, moderno e adequado às propostas e necessidades do SUS e da sociedade, o Curso de Medicina da FAEV/UNESC vai transformar a educação e a medicina em Vilhena e em Rondônia.

A proposta metodológica para o Curso de Medicina

A velha forma de estudar, baseada no professor como o centro de formação, atualmente, não encontra mais ressonância frente às reais necessidades das sociedades contemporâneas. A difusão dos meios de comunicação e de informação requerem a substituição de antigas práticas por metodologias mais ativas.

Assim, ao professor cabe, essencialmente, a função de promover condições de aprendizagem e de orientar seus alunos para que eles possam, em razão das realidades em que se encontram inseridos, construir seu próprio processo de aprendizado.

Para tanto, o processo de formação deve orientar-se pela organização de estudos sobre situações problema a partir das quais pequenos grupos desenvolvem habilidades e competências; discutindo e vivenciando o cotidiano do profissional médico em contato real e permanente com a rede de saúde do município.

Dessa forma, o Curso de Medicina da FAEV/UNESC estrutura-se a partir de um dos projetos pedagógicos mais avançados do país, iniciando suas atividades na fase a que outros cursos, em andamento, almejam e precisam chegar.

Conta, pois, com equipe docente treinada por professores médicos especialistas nas novas estratégias de ensino médico, igualmente com a parceria do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês.

Os laboratórios para as atividades práticas

O Curso de Medicina da Faev/Unesc conta ainda com um dos mais modernos laboratórios de ensino médico do Brasil. Construído a partir das diretrizes pedagógicas, esse ambiente de aprendizagens, apresenta-se como ambiente de simulações realísticas para todas as atividades que o médico deve exercer; desde visitas domiciliares (a Atenção Básica), até atendimento aos casos mais graves em UTI e Pronto Socorro, com simuladores, sala de controle e as melhores técnicas de aprendizagem.

Diferencial do Curso

O Curso adota as metodologias ativas de ensino e aprendizagem e a avaliação por competências, com base em uma proposta pedagógica arrojada em que se articulam ciência, cenários simulados e cenários reais. Além disso, dispõe de uma moderna infraestrutura física na IES que conta espaços para atividades em pequenos grupos e laboratórios para a aprendizagem autodirigida, assim como a simulação da prática profissional, de serviços de saúde do município como espaço de formação desde o primeiro ano do Curso.

Sobre a metodologia

As metodologias ativas de ensino-aprendizagem são um conjunto de estratégias educacionais que resultam numa trajetória de ensino-aprendizagem cujos os papéis de estudantes e docentes são ativos. Desse modo, a combinação de distintas estratégias leva em conta as diversas formas pelas quais as pessoas aprendem e, sendo assim organizadas, intentam a potencialização e ampliação dos processos educativos tomando como foco a interação entre educandos, os objetos de aprendizagem e as metodologias necessárias à mediação dos educadores.

No Curso de Medicina, as ações educacionais são desenvolvidas sob orientação dos docentes, no papel de facilitadores de aprendizagem e preceptores que, sua vez, são apoiados por especialistas e coordenadores. As ações educacionais, e respectivos métodos, podem ser desenvolvidas de modo exclusivamente presencial. Mas também podem ser desenvolvidos à distância, conforme a ação. Em suma, fazem parte dessas ações o(a):

I) processamento de situações-problema.

II) processamento de narrativas da prática.

III) aprendizagem baseada em equipe ou Team-based Learning – TBL.

IV) socialização de novos conhecimentos em plenária.

V) oficina de trabalho.

VI) viagem reflexiva.

VII) portfólio.

VIII) aprendizagem autodirigida.

IX) iniciação científica.

X) programas de extensão.

XI) casos clínicos.

Corpo Docente

Primordialmente, o corpo docente do Curso de medicina na Unesc é formado por médicos renomados e outros profissionais da saúde. Do mesmo modo, conta, também, com os preceptores da rede de saúde local.

Dos profissionais que atuarão na Instituição, são 40% doutores e 60% mestres.

Inscrições

Taxa de inscrição
R$ 480,00

Local e período das inscrições
Secretaria da UNESC e Internet
De 17 de setembro a 04 de novembro de 2018

Provas

Data e horário da prova
25 de novembro de 2018
Domingo, às 9 horas

Local da prova
UNESC/VILHENA
Rua Cleber Mafra de Souza, 8735
Residencial Orleans, Vilhena – RO
CEP: 76900-000
(69) 3322-1290
(69) 98484-1227

Os candidatos deverão comparecer ao local da prova com no mínimo 30 (trinta) minutos de antecedência. Apresentando a identidade ou outro documento com foto e dentro da validade legal.
Não será permitida a entrada de candidatos após a hora determinada para o início da prova.

 

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