Notícias

Vazão do Rio Jatuarana chega a 2.700 litros de água por segundo, aponta estudo feito por acadêmicos da Unesc em Cacoal


Determinação da vazão do Rio Jatuarana foi feita utilizando o método do flutuador utilizado pela Embrapa

Uma aula prática realizada por acadêmicos e professores dos cursos de Engenharia Civil e Ambiental da Unesc, no último sábado (05), determinou a vazão do Rio Jatuarana em Cacoal.

Nesta época do ano, outubro, impressionantes 2.700 litros de água são captadas por segundo pelo rio, localizado na área rural de Cacoal.  E o período chuvoso está apenas começando! Durante as chuvas,  a quantidade de água aumenta expressivamente. Em fevereiro deste ano, por exemplo, a rodovia RO-010, entre o município de Cacoal e o distrito de Nova Estrela, foi interditada após o Rio Jatuarana transbordar e invadir a pista. São milhares e milhares de litros por segundo.

A pesquisa feita pelos acadêmicos da Unesc, sob a orientação do corpo docente da instituição dentro das disciplinas de Hidrologia, Gestão de Recursos Hídricos e Hidráulica, são inéditas em Cacoal e de grande importância para a realidade local, conforme explica o professor Danilo Cesar de Oliveira Bastos.

“A prática de campo ajuda na compreensão dos conteúdos vistos em sala de aula, tornando a disciplina e até mesmo o curso mais objetivo e completo, além de salientar a importância do estudo da gestão dos recursos hidrológicos da nossa região que ainda é carente de estudos. Tais dados de vazão são ainda inéditos para a comunidade”.

De acordo com o professor da Unesc, “a determinação da vazão do Rio Jatuarana foi feita utilizando o método do flutuador utilizado pela Embrapa. Também foi demonstrando a utilização do equipamento para determinação da velocidade de infiltração da água no solo, que tem relação com os processos de erosão do solo evidenciados pelos alunos”.

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)