Notícias

Unesc/Vilhena e 3º Batalhão da PM firmam parceria em prol da saúde dos militares da região do Cone Sul de Rondônia


Entre as principais queixas dos policiais militares, estão tendinites, problemas de coluna, pescoço, ombro e joelho

Durante a Semana de Prevenção e Segurança no Trabalho, o 3º Batalhão de Polícia Militar realizou em Vilhena uma série de palestras e aulas. Em uma delas, voltada aos 55 alunos do curso de formação de Sargentos, o coordenador do curso de Fisioterapia da Unesc, prof. mestre Kim Mansur Yano, falou um pouco sobre a prevenção de lesões e cuidados gerais com a saúde.

A palestra, segundo a capitã Josélia, do Corpo de Saúde do 3º BPM, foi de extrema importância. “Os policiais vivem em intenso estresse físico e mental, diariamente, e é fundamental que eles percebam que o cuidado da saúde é um processo ativo e precisam ser conscientizados disso”, destacou a capitã da PM.

Segundo o Prof. Kim, as principais causas de afastamento médico na corporação se dão por sobrecargas diárias, hábitos posturais e falta de educação em saúde. “Muitas lesões podem ser prevenidas com ações compensatórias, tais como alongamentos, fortalecimento muscular, atividade física, atendimentos fisioterapêuticos e educação dos PMs, em relação ao cuidado da saúde”, explica.

Durante a palestra foram abordadas, discutidas e demonstradas formas de prevenção para os sargentos em formação. Entre as principais queixas dos policiais militares, o coordenador do curso de Fisioterapia da Unesc destacou tendinites, problemas de coluna, pescoço, ombro e joelho.

Ao final do evento, a capitã Josélia se reuniu com o professor Kim e a diretora da Unidade da Unesc em Vilhena, Anny Curry, e decidiram desenvolver projetos de atendimentos aos militares da região de Vilhena. O objetivo é levantar as dificuldades e buscar soluções diminuir os afastamentos médicos, no âmbito da Polícia Militar na região sul de Rondônia.

 

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)