Notícias

Unesc-Porto Velho realiza “V Competição Anual de Pontes de Palitos de Picolé”


Foi realizada no dia 13 de junho, no auditório da Unesc-Porto Velho, a “V Competição Anual de Pontes de Palitos de Picolé”. A atividade é o resultado da implantação da metodologia da Aprendizagem Orientada por Projetos (AOP) desenvolvida em 2007 pelos Professores Dr. Tito Dias e Dr. Adriano Santana.

Durante o semestre letivo, em Atividade Prática Supervisionada, os discentes ingressantes trabalharam em grupos mistos (Civil e Produção) realizando a organização, o planejamento, a execução e a avaliação dos pares com o objetivo de construir uma ponte treliçada com palitos de picolé e cola de madeira com a maior eficiência possível.

O professor Tito explica que, ao fim desta atividade de integração proposta, espera-se que os acadêmicos sejam capazes de se organizarem em grupos para planejar, realizar e apresentar projetos de engenharia, de maneira eficiente e criativa, levando-se em consideração viabilidade técnica, econômica, social e ambiental, bem como percebam aspectos presentes na realidade profissional. Durante a V Competição Anual, com o equipamento de ensaio de flexão em pontes, projetado e construído pelo discente de Engenharia Civil Solano Gunther, sob a orientação do Prof. Tito, oito pontes foram testadas em ensaio destrutivo de flexão fornecendo a maior carga sustentada por todas as pontes antes da ruptura estrutural. A ponte vencedora, sob os critérios da competição, construída com apenas 670g de madeira e cola sustentou cerca de 63kg.