Notícias

UNESC e IFRO instalam estação meteorológica desenvolvida por acadêmicos



Após meses de estudos entre acadêmicos dos cursos de Engenharia da Computação e Engenharia Ambiental da Unesc, em parceria com alunos do curso de Análise de Sistemas do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), foi instalada a primeira estação meteorológica no Campus da Unesc de Vilhena, na tarde de sexta-feira (13). Durante a instalação, os alunos foram supervisionados por professores especializados.

Na semana passada foram feitos os últimos testes com a estação que promete monitorar o clima de Vilhena, relacionados à temperatura, umidade do ar e, futuramente, outros recursos que poderão ser acoplados ao equipamento.

Segundo o coordenador do projeto no IFRO, professor Roberto Simplício Guimarães, a estação é um grande avanço para as duas instituições de ensino e para Vilhena, porque consiste em uma tecnologia de baixo custo com a capacidade de resultados obtidos por equipamentos mais caros. Todos os dados captados pela estação serão compilados na plataforma Arduino, que os transformam em informações úteis ao monitoramento do Meio Ambiente.

A professora Calina Barros, coordenadora do projeto na Unesc, está empolgada com a ideia e diz que a estação é uma grande fonte de estudo e conhecimento para os acadêmicos de todos os cursos envolvidos.

A próxima etapa do projeto é a instalação da segunda estação no IFRO. Há uma iniciativa no sentido de firmar parceria também com a Unir de Vilhena para formar um triângulo geográfico para completar a cobertura da área urbana da cidade.


Texto e fotos: Paulo Mendes