Notícias

Unesc apoia a doação de sangue


Com o baixo estoque de sangue nos hemocentros do estado, a Unesc tem buscado apoiar a Fhemeron – Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia, incentivando a doação entre seus acadêmicos, corpo docente e colaboradores. A Unesc conta com unidades em Cacoal, Porto Velho e Vilhena.

Em Cacoal, o banco de sangue da Fhemeron atende os hospitais públicos geridos Heuro e HRC, além de hospitais da rede particular. Os hospitais geridos pelo Governo do Estado é a referência para todos os municípios que integram a 2ªmacro região de saúde no estado, de Ouro Preto à Vilhena. São mais de 800 mil pacientes em toda essa região.

“Diante do baixo estoque de sangue, a Unesc mais uma vez se engaja nessa causa e junto aos nossos acadêmicos e colaboradores temos buscado incentivar a doação de sangue. Estamos buscando fazer a nossa parte, com o objetivo de salvar vidas”, destacou a diretora geral da Unesc, Natividade Cury.

Willians Alves de Oliveira, do departamento financeiro da Unesc, foi um que aderiu a campanha e já fez a doação de sangue. Para ele, esta é uma ação que precisa ser fortalecida. “Muito bacana a iniciativa da Unesc de ajudar a incentivar mais pessoas a doarem sangue. É um gesto solidário, que só tem a fazer bem, tanto para quem doa, pelo sentimento de ajudar o próximo, tanto para quem necessita da doação de sangue para sobreviver. Além disso, pode ser que um dia seremos nós que vamos precisar da doação”, ressaltou.

Em todo o estado, a doação pode ser feita entre às 7h30 e 12h30, no hemocentro de cada município. Em Cacoal, nesta quarta-feira (16), a doação de sangue poderá ser feita durante todo o dia, entre as 7h e 17h. O Hemocentro está localizado na Avenida Malaquita, nº3721, no bairro Josino Brito, próximo ao Hospital Regional. O telefone para contato e informações é o (69) 3441-0823.

 

De acordo com a Fhemeron, para se tornar um doador de sangue é necessário que a pessoa apresente as seguintes características:

  • Tenha entre 16 e 69 anos;
  • Pese mais de 50 quilos;
  • Não esteja grávida;
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Não seja Epilético;
  • Tenha doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher);
  • Tenha dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)