Notícias

Unesc abraça projeto da Casa São Camilo voltado ao acolhimento de crianças e adolescentes em Cacoal


Todos os cursos da Unesc estão envolvidos e empenhados pelo  fortalecimento do projeto

A Casa de Acolhida São Camilo, conhecida em todo o estado pelos serviços prestados no acolhimento de idosos, realiza agora também o acolhimento, no período vespertino, de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social no município de Cacoal.

Com inúmeras atividades, de segunda a sexta-feira, cerca de 50 crianças e adolescentes se reúnem no clube da antiga Asberon, no Bairro Santo Antônio, para tardes de lazer e aprendizado. “O projeto Abraço de Mãe tem como objetivo oferecer uma série de atividades para as crianças e jovens que, sem esse projeto, ficariam nas ruas e talvez em atividades que não contribuem para o seu desenvolvimento social”, explica Santa Selma, diretora da instituição.

Na tarde desta quarta-feira (29), a Unesc deu início a uma importante parceria com a São Camilo. Acadêmicos de todos os cursos de graduação somaram forças e doaram inúmeros alimentos e produtos que serão utilizados para o fortalecimento do projeto. “Cada curso doou um produto! Foram arrecadados leite em pó e UHT, biscoitos, achocolatado, suco de caixinha, café e diversos outros. Além disso, os cursos da Unesc, através dos acadêmicos e professores, vão acompanhar esse projeto social e desenvolver atividades juntos com os alunos atendidos aqui. Queremos fazer parte desta iniciativa”, destacou a coordenadora do curso de Pedagogia da Unesc, Suzi Ramires.

Aproximadamente 50 crianças e adolescentes são atendidos. Expectativa é atender pelo menos 100 crianças, pela manhã e a tarde

Como disse a professora, muito além da doação de alimentos, os acadêmicos, colaboradores e voluntários da Unesc irão doar tempo às crianças e adolescentes atendidos pelo projeto “Abraço de Mãe”. “Hoje, por exemplo, os acadêmicos de Pedagogia estão aqui desenvolvendo uma série de atividades junto com as crianças, desde pintura facial, atividades interativas, desenvolvendo e despertando o interesse pela leitura e diversas outras ações”, pontua a professora da Unesc Ana Paula Gottardi.

“A Pedagogia é um curso que lida com o ser humano e aqui temos o convívio social. Vemos no olhar destas crianças o interesse pela vida, a felicidade pelas atividades que a gente está trazendo aqui para eles e já estamos planejando atividades de reforço escolar, trazer mais oportunidades para todos eles”, enfatiza a acadêmica do 5º período de Pedagogia, Rosi Maria Teixeira.

Para a mãe da pequena Sofia, de 4 anos, ver o projeto “Abraço de Mãe” ganhando forças é algo especial. “É muito bom pra mim, como mãe, ver a minha filha tendo esta oportunidade. Aqui eles tem oração, aprendem a dividir as coisas e hoje veio esses alunos e professores da Unesc e a gente vê que o projeto tem força, que querem o melhor para a minha filha. São brincadeiras pra desenvolver a mente das crianças e que vai tirar a minha filha da frente do telefone. Aqui ela tem coisa muito melhor para fazer”, ressalta Renata Felicia, que também tem sido voluntária no projeto.

Muito além da doação de alimentos, os acadêmicos, colaboradores e voluntários da Unesc irão doar tempo às crianças e adolescentes atendidos pelo projeto 

“O Abraço de Mãe é um projeto que está sendo implantado e aos poucos está ganhando forma. A parceria da Unesc é fundamental e nos dá força. Hoje atendemos 50 crianças e adolescentes, mas a nossa expectativa é atender 100 ou quantos forem possível. É por isso que precisamos unir forças e agradecemos a Unesc. Estamos muito felizes”, conclui Santa Selma, diretora da São Camilo.

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)