Notícias

Tecnologia é grande aliada no curso de Medicina da Unesc


Ao longo dos 35 anos dedicados ao ensino superior em Rondônia, a Unesc sempre busca investir na qualidade e na infraestrutura de cada um dos cursos oferecidos pela instituição. O curso de Medicina, oferecido na unidade de Vilhena, é um grande exemplo.

Os investimentos em tecnologia possibilitam aos acadêmicos vivenciar a prática médica já no início do curso. De acordo com o coordenador do curso, Killian Evandro Cristoff. “O emprego da tecnologia em todas as áreas é fundamental! Mas no ensino médico ela vem para reduzir o erro humano. Para que a gente possa fazer com que o aluno entenda as consequências das suas falhas diagnósticas sem prejudicar outra pessoa. Os alunos conseguem fazer um treinamento muito mais cedo do que se fazia antigamente. Hoje, graças aos a tecnologia, a gente consegue levar os alunos mais cedo para a prática, o que favorece a formação”, explica.

Entre as ferramentas tecnológicas à disposição dos acadêmicos de Medicina da Unesc, estão os manequins de simulação, projetados para fornecer diversas soluções de treinamento para simular uma ampla variedade de cenários de atendimento de emergência e trauma. Os simuladores, por exemplo, oferece aos alunos da Unesc uma maneira segura de melhorar o desempenho em equipe e também as habilidades individuais no manejo de vias aéreas, respiratórias, cardíacas e de circulação. Com sons e reações, os manequins SimMan trazem realismo às aulas que simulam situações que são vivenciadas em um ambiente clínico real.

“Com a tecnologia, no caso dos simuladores, a gente pode simular algumas patologias e o aluno tem um tempo hábil para diagnosticá-las e tratá-las. Caso ele erre, facilmente a gente pode reverter isso e ensiná-lo a buscar excelência tanto no diagnóstico como no tratamento, sem prejudicar pacientes. Ou seja, o aluno consegue atuar de uma maneira mais aguda, entender a funcionalidade do sistema, empregar a prática médica de tudo o que ele aprendeu na teoria, com uma facilidade e rapidez maiores”, ressalta o professor.

Além dos manequins de simulação, os acadêmicos de Medicina da Unesc contam com uma Mesa de Anatomia Digital, que possibilita ao aluno navegar tridimensionalmente por todo o corpo humano, com riqueza de detalhes precisos sobre tecidos, ossos, sistemas linfático, venoso e todos os órgãos. A facilidade de acesso a qualquer elemento do corpo e a visualização em três dimensões, proporcionam uma ampla compreensão do funcionamento e conexões dos complexos sistemas do corpo humano.

 

Processo Seletivo – Na última semana a Unesc lançou o edital do Processo Seletivo do curso de Graduação em Medicina. Estão sendo disponibilizadas 50 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2021.

As inscrições para o Processo Seletivo serão realizadas exclusivamente pelo site: www.medicinaunesc.com.br e devem ser feitas até as 23h59 do dia 07 de outubro de 2020, considerando o horário de Rondônia. A homologação das inscrições ocorre até o dia 14 de do mesmo mês.

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc – Fotos: Arquivo)