Notícias

Representante da Unesc no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente participa de capacitação em São Paulo


Curso foi realizado na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo

Professor do curso de Engenharia Ambiental oferecido pela Unesc, em Cacoal, o docente Leonardo Rosa Andrade participou do curso de capacitação em “Licenciamento Ambiental Aplicado no Âmbito Municipal”, realizado entre os dias 23 e 27 de outubro, em São Paulo (SP).

O curso, oferecido pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), teve como objetivo principal capacitar os profissionais que atuam na área de Meio Ambiente, por meio de conhecimentos técnicos para análise do processo de licenciamento. O curso oferece um conjunto de informações necessárias para sua estruturação, conhecimentos técnicos, metodológicos e de instrumentos legais, com enfoque no licenciamento com avaliação e fiscalização de empreendimentos de exclusivo impacto local.

A participação do professor de Engenharia Ambiental da Unesc foi viabilizada através do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Cacoal (COMDEMA), órgão colegiado superior do Sistema Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Cacoal, do qual a Unesc é membro, sendo o professor Leonardo o representante da instituição junto ao Conselho. O curso foi realizado visando à capacitação técnica de conselheiros do COMDEMA, utilizando para isto recursos financeiros do Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Cacoal (FUMDEMA).

Dada a excelência da CETESB na área ambiental, temos que a realização deste curso, além de melhorar os aspectos técnicos no âmbito do COMDEMA, também oportuniza a socialização do conhecimento adquirido junto aos técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA). Neste sentido, realizamos no dia 29 de outubro uma Reunião Técnica na SEMMA, onde todas as informações obtidas no curso foram repassadas ao corpo técnico da Secretaria e aos Conselheiros do COMDEMA, oportunidade na qual também foram debatidas medidas que possibilitam a melhoria do desempenho da equipe de Licenciamento Ambiental da SEMMA”, destaca o docente, Leonardo Rosa Andrade.

Além do professor, também participou do curso o Engenheiro Ambiental da Secretaria de Planejamento de Cacoal, Wilque Alves de Carvais, que também é conselheiro do COMDEMA. Ao todo, participaram deste curso, 35 técnicos de órgãos públicos de prefeituras com atuação no licenciamento municipal, provenientes dos Estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio Janeiro e Rondônia.

Leonardo Rosa Andrade é professor do curso de Engenharia Ambiental oferecido pela Unesc

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)