Notícias

Profissionais formados em Radiologia tem amplo campo de atuação em Rondônia


 

Com três turmas em andamento, o curso de Radiologia oferecido pela Unesc na unidade de Vilhena tem atraído cada vez mais a atenção de alunos da região Cone Sul do estado de Rondônia e de estados como o Mato Grosso.

Composto por um docente multiprofissional, o curso reúne profissionais formados em áreas como Física, Enfermagem, Psicologia, Administração, Farmacêuticos e Bioquímicos, além de professor específico de Radiologia, com quase 20 anos de atuação na área.

Além disso, em Vilhena, a Unesc conta com convênios com o Hospital Regional e também clínicas privadas, que oportunizam o estágio supervisionado em Radiologia. Desta forma, os alunos tem a oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento adquirido em sala de aula, supervisionados por profissionais com vasta experiência nesta área de atuação. O curso de Radiologia tem duração de três anos, divididos em seis semestres, com carga-horária de 3.020 horas.

Campo de atuação – O mercado de trabalho para os profissionais formados em Radiologia é bastante amplo. O tecnólogo em Radiologia pode atuar, por exemplo, em hospitais, clínicas de imagens, laboratórios, indústrias de equipamentos de radiologia, entre outros.

“Foi aprovado recentemente no cenário trabalhista pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) uma maior atuação do profissional Tecnólogo em Radiologia como RT – Responsável Técnico  e SPR – Supervisor de Proteção Radiológica em clínicas e hospitais públicos e privados”, explica o professor do curso, Dino Cesar Kulba.

Conforme explicou, os profissionais de Radiologia também tem direito a adicional de insalubridade e também por periculosidade, o que eleva os ganhos destes profissionais. “Pela legislação, o adicional de insalubridade é de 40% sobre o salário base da categoria. No caso da periculosidade, o adicional é de 30%, porém aplicado sobre a remuneração do profissional em radiologia e não sobre a base da categoria. Também esse profissional pode ter até 2 vínculos públicos, além de vínculo privado”, destacou.

 

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)