Notícias

Professor da Unesc representa Rondônia em debate nacional entre coordenadores de cursos de Direito de diversas instituições brasileiras


 

Na última semana, o coordenador do curso de Direito da Unesc em Cacoal, professor Everton Balbo, participou de um debate nacional sobre Ensino Jurídico Pós-Pandemia. O evento, transmitido através do Youtube, envolveu coordenadores de Cursos de Direito das cinco regiões do Brasil. Everton Balbo, de Rondônia, e a professora Mariana Abreu, do Pará, foram os representantes da Região Norte no debate.

Entre os assuntos abordados, foram discutidos o ensino híbrido (presencial, EaD e remoto), as novas tecnologias e o acesso ao curso de Direito. Na oportunidade, o coordenador do curso da Unesc, professor Everton Balbo, explanou sobre o acesso ao Curso de Direito e o acesso à Justiça, visto que estudos demonstram que grupos mais vulneráveis conseguem maior acesso à justiça quando seus membros tem formação jurídica. Everton destacou ainda que o uso de novas tecnologias pode levar a um afastamento desses grupos, uma vez que exige maior acesso à tecnologia. O professor da Unesc enfatizou ainda que uma ampliação, sem fiscalização, poderia levar a uma queda na qualidade dos cursos de Direito oferecidos nas instituições de ensino superior brasileiras.

“A importância de discutir o futuro do Curso de Direito pós-pandemia é muito importante, visto que o Ministério da Educação já realiza estudos para a aplicação do curso na modalidade à Distância. O debate é extremamente necessário e oportuno, priorizando a qualidade dos cursos oferecidos”, destacou Everton Balbo em relação à importância de debates como este, que foi coordenado pelo professor Leandro Estáuquio, de Minas Gerais.

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)