Notícias

Povo Paiter Surui destaca participação na Semana de Arquitetura e Engenharia Ambiental da Unesc


S(E)AUC 2019 agregou o conhecimento tradicional dos povos da floresta

Na última semana, entre os dias 9 e 11 de outubro, foi realizada a Semana de Arquitetura e Engenharia Ambiental da Unesc – S(E)AUC 2019. O evento reuniu acadêmicos, profissionais e convidados que juntos buscaram propostas sustentáveis para o desenvolvimento urbano de cidades como Cacoal.

Entre os participantes, representantes do povo indígena Paiter Surui puderam trazer para a S(E)AUC 2019 o conhecimento tradicional dos povos da floresta. Para Rubens Surui, que na oportunidade esteve representando Almir Surui, uma das mais importantes lideranças indígenas no mundo, a iniciativa da Unesc, ao abrir espaço para o povos indígenas, deve ser destacada e replicada.

“É muito gratificante quando a Unesc reconhece e valoriza o conhecimento tradicional indígena e tem o prazer de nos convidar para estar junto. Dentro da minha avaliação, isso enriquece a própria instituição. Quando a Unesc traz o conhecimento Paiter, eles formam acadêmicos com uma visão mais abrangente, com conhecimento científico, mas valorizando o conhecimento tradicional”, ressaltou.

Durante o evento, os indígenas realizaram uma apresentação, agradecendo a preocupação e atenção dada pela Unesc ao povo Paiter Surui. “É muito importante a Unesc, enquanto instituição de Ensino Superior, reconhecer, dentro da sua Semana de Arquitetura e Engenharia Ambiental, o conhecimento indígena. Ficamos muito feliz, por nós indígenas, ter espaço neste evento”, finalizou Rubens Surui.

A S(E)AUC 2019 resultou na união da 5ª Semana de Arquitetura e Urbanismo (SAUC) e o 3º Simpósio de Engenharia Ambiental (SEAUC). O evento ofereceu uma série de palestras, workshops, minicursos e oficinas, promovendo a troca de experiências, a integração e o desenvolvimento de propostas sustentáveis para o desenvolvimento urbano. Neste ano, a Semana de Arquitetura, Urbanismo e Engenharia Ambiental da Unesc integrou o Circuito Urbano 2019 da ONU Habitat Brasil, que tem como tema geral “Cidades Inovadoras e Inclusivas”.

“É muito gratificante quando a Unesc reconhece e valoriza o conhecimento tradicional indígena e tem o prazer de nos convidar para estar junto”, destaca Rubens Surui

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)