Notícias

No mês das mulheres, docentes da UNESC participam de edição especial da Revista da Advocacia de Rondônia


Duas professoras do curso de Direito oferecido pela UNESC em Vilhena, coordenadoras do Núcleo de Prática Jurídica, foram convidadas para a edição especial da Revista da Advocacia de Rondônia, em homenagem ao mês das mulheres. As docentes Aline Coutinho Albuquerque Gomes Leon e Pamella Faccin Vargas aproveitaram a oportunidade para trazer à tona debates importantes sobre a presença da mulher na sociedade.

Também coordenadora de Emponderamento e Fortalecimento da Comissão Estadual da  Mulher Advogada da OAB/RO, a professora Aline Leon participou desta edição da revista com o artigo intitulado “Mulheres na pandemia: o olhar pela rede de apoio”. Segundo a docente, essa é uma ótima chance de trazer a tona dados sobre a violência contra a mulher que podem ajudar na conscientização da situação.

“Em muitos países, a lei não está do lado das mulheres. Um em cada quatro países não possui leis que protejam especificamente as mulheres da violência doméstica. Entre 2019 e 2020, em relação aos homicídios de mulheres, se destacam as regiões Norte e Nordeste, onde três estados apresentaram crescimento acima de 80%; São eles Rondônia (255%), Tocantins (143%) e Ceará (89%). Em relação ao feminicídio, Acre e Pará se destacaram com um aumento de 167% e 112%, respectivamente.”, destacou a docente da UNESC, mestranda em Direito e especialista em Processo Civil e Direito Tributário.

Na mesma edição da Revista está sendo publicado o artigo “Stelthing (dissimulação) – um tipo de violência contra a mulher”, escrito pela professora Pamella Faccin Vargas. “Quando tratamos a respeito da violência contra a mulher, nos deparamos com diversos tipos penais dentro do nosso ordenamento jurídico que tem o condão de defender e amparar essa vítima. Essa luta é constante dos Direitos Humanos e Fundamentais, com o fim de defender os direitos sexuais das mulheres e da igualdade entre os indivíduos”, ressaltou. Docente do curso de Direito da UNESC na Unidade de Vilhena, Pamella Vargas também é membro da Comissão da Mulher Advogada OAB-RO e vice-presidente do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres de Vilhena.

No Dia Internacional das Mulheres, 08 de março, às 19h, uma Live será transmitida pelo canal da Revista da Advocacia de Rondônia no Youtube, marcando o lançamento oficial desta edição especial da publicação, que contou com a colaboração das docentes da UNESC.

Desde setembro de 2020, uma parceria celebrada entre a UNESC e a Revista da Advocacia também vem oportunizando a publicação de artigos produzidos pelos acadêmicos da instituição de ensino. Uma excelente forma de incentivo ao desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, desde o início da formação em Direito.

“A Revista da Advocacia de Rondônia é um espaço qualificado para publicação e disseminação de trabalhos que acrescentam sobremaneira o conhecimento jurídico acadêmico. É uma honra fazer parte deste processo que é compartilhar saber jurídico. Além disso, ter nossos alunos da UNESC com espaço garantido para publicar dentro da revista virtual, através da parceria que firmamos é muito gratificante. É crescimento e experiência singular, finalizou a docente Pamella Vargas.

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/UNESC)