Notícias

Meio Ambiente: Colégio Unesc distribuirá mudas de árvores na próxima sexta, 25, em Cacoal


Seguindo todos os protocolos de segurança das autoridades em saúde e devidamente equipados com máscaras, luvas e bastante álcool gel, alunos do Colégio Unesc se preparam para uma ação com foco no meio ambiente. Nesta semana, celebrou-se o Dia da Árvore (21 de setembro), uma data em que as pessoas são encorajadas a plantar árvores.

Na próxima sexta-feira, dia 25, a partir das 15h30, os alunos estarão no semáforo da Avenida Porto Velho, próximo à Caixa distribuindo mudas de árvores e promovendo a conscientização da população, com faixas e cartazes.

O objetivo é que os cacoalenses reflitam sobre os reflexos das ações humanas no meio ambiente, como as queimadas, que tanto tem afetado o país, especialmente o Pantanal e a Amazônia.

“Os alunos do Colégio Unesc vão distribuir aproximadamente 200 mudas de árvores e também dezenas de bombinhas de sementes, que são bolinhas de argila com sementes agregadas. Quando iniciar o período chuvoso, essas bombinhas devem ser jogadas na terra e então a água irá dissolver a argila e as sementes irão germinar no solo”, explicou o professor Jean, que está à frente da ação.

Segundo o professor de Biologia do Colégio Unesc, “são diversos problemas associados às queimadas, como a questão da saúde da população, com problemas respiratórios ocasionados pela fumaça excessiva, agravada neste ano em função da pandemia”.

Entre as mudas que serão distribuídas à população, estão plantas como ingá, jambo, acerola, açaí e cupuaçu e também algumas espécies de árvores não frutíferas.

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)