Notícias

Homenagens ao professor Max Bonfá marcam cerimônia de colação de grau da Unesc


 

Na noite do dia 02 de março de 2021 foi realizada pela Unesc a cerimônia de colação de grau dos acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Letras, Nutrição, Psicologia, Pedagogia e Sistemas de Informação. De forma remota, a cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal da Unesc Rondônia no Youtube.

Além da emoção dos formandos que concluíram o ensino superior, a noite foi marcada por homenagens ao professor Maximiliano Barroso Bonfá, falecido em 24 de fevereiro. Max foi coordenador dos cursos de Gestão e Tecnologia da Instituição.

Um dos estudantes presentes no evento, Anilton Sutil da Silva foi aluno do professor Max no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Para ele, o docente foi um profissional diferenciado e sempre muito atendo aos seus alunos. “O Max era um professor muito dinâmico, tinha uma metodologia que para os acadêmicos era muito atrativa. Era uma pessoa bastante extrovertida e fazia questão de criar em nós, acadêmicos, o sentimento de companheirismo. Além de um professor, era nosso companheiro. Estava sempre pronto para ajudar e ajudava muito, tanto na parte acadêmica como também no administrativo. Era um ser humano fantástico”, destacou o acadêmico.

Em seu discurso durante a cerimônia de Colação de Grau, o diretor geral da Unesc, Ronald Campos, fez questão de enaltecer a importância do professor e o seu esforço para a implantação, em tempos de pandemia, do ensino remoto na instituição. “O professor Max Bonfá, como gostava de ser chamado, foi um educador comprometido com o avanço e o progresso que só a Educação pode propiciar. Ele não mediu esforços para ajustar as tecnologias, conteúdos, cargas horárias, auxiliar colegas professores no manuseio das ferramentas, na condução das aulas e na orientação aos nossos discentes. Todos envolvidos e impactados pelo advento da pandemia”, ressaltou.

O diretor destacou, ainda, a capacidade de Max Bonfá em encontrar estratégias para conciliar as demandas emergentes e não previstas, ao mesmo tempo em que enfrentava o câncer. “Foi um profissional competente e colaborador dedicado e alinhado com as diretrizes institucionais. Max teve a sensibilidade, a sensatez e a coragem de enfrentar e apresentar soluções para os docentes e discentes, em um cenário de elevadas incertezas. De acompanhar e implantar o novo, com a finalidade de garantir a continuidade de um processo tão necessário para a sociedade de Rondônia: a Educação”, enalteceu.

Após a fala do diretor da Unesc, foi exibido um vídeo com momentos do professor Maximiliano Bonfá, dentro e fora da Unesc. E assim como lembrou a professora Andressa Masiero durante a cerimônia de colação de grau, a mensagem que com certeza o professor Max deixaria a todos os formandos naquela a noite, seria a mesma fala de Mestre Yoda, da série Star Wars, da qual era grande fã: “Que a força esteja com vocês”!