Notícias

E aí, já respondeu seu questionário do Enade?


 

As provas do Enade 2019 serão aplicadas no dia 24 de novembro, em todo o Brasil.

 

Criado juntamente com o Sistema Nacional de Avaliação Superior, o Enade tem o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos e instituições de formação superior no Brasil, baseando-se no desempenho individual de cada acadêmico.

É comum escutar os alunos reclamarem de terem sido selecionados para realizar o Enade, e alguns até mesmo cogitam boicotar a prova, não comparecendo no dia da avaliação. Mas fique atento! Não fazer o Enade é uma escolha que pode ser muito ruim pois a realização do Exame é obrigatória para que a situação do estudante esteja regularizada no Sistema Nacional de Avaliação Superior. No histórico escolar do estudante, ficará registrada a situação de regularidade em relação ao Enade, requisito para colação de grau em cursos de graduação.

 

Por isso, respire fundo e fique atento às exigências do exame!

O Cartão de Confirmação da Inscrição, por exemplo, está disponível para consulta desde o dia 8 de novembro, trazendo informações sobre o local de prova, horários e atendimentos (se solicitados e aprovados). O acesso ao cartão se dá pelo Sistema Enade, após preenchimento do CPF e da senha cadastrada no primeiro acesso do estudante.

Para visualizar o Cartão de Confirmação da Inscrição, é necessário que os participantes preencham o Questionário do Estudante, requisito para colação de grau, assim como a participação na prova. O preenchimento do Questionário do Estudante deve ser feito até as 23h59 (horário de Brasília) de 21 de novembro, por todos os estudantes concluintes habilitados a fazer o Enade 2019 e previamente inscritos por suas instituições de educação superior.

 

Fica a dica!

  • Os inscritos que estão com dificuldades para acessar o Sistema Enade e desejam recuperar a senha cadastrada devem seguir as seguintes orientações:
  • Acesse o Sistema Enade pelo endereço enade.inep.gov.br.
  • Clique no botão “Autenticação no Enade”.
  • Clique na opção “Recuperar Senha”.
  • Preencha as informações solicitadas (CPF e e-mail informados no cadastro).
  • Clique em “Confirmar”.
  • Acesse a caixa do e-mail informado e confira a senha temporária enviada pelo Inep.
  • Volte ao Sistema Enade e clique no botão “Autenticação no Enade”.
  • Informe o CPF e a senha temporária.
  • Cadastre uma nova senha, de 6 a 20 caracteres, com letras minúsculas e maiúsculas, com números de 0 a 9 e com símbolos, como ! @ # $ % & *.
  • Ao acessar o Sistema Enade pela primeira vez, após a troca de senha, o sistema solicitará que você se autentique novamente, com a nova senha.

 

Na edição de 2019, o exame avaliará os cursos das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

 

 

(Fonte: MEC)