Notícias

Semana de Enfermagem destaca importância dos profissionais da área


 

Em tempos de pandemia, o enfermeiro tem atuado de forma efetiva na linha de frente no enfrentamento à covid-19, prestando uma assistência integral e qualificada aos pacientes acometidos pelo novo coronavírus. Não é atoa que o protagonismo de enfermeiros, enfermeiras e demais profissionais da saúde é destaque desde o início da pandemia. São tidos como verdadeiros heróis.

O período atual apenas reforça a importância da Enfermagem enquanto uma missão essencial. Ao longo da pandemia, enfermeiros de todos os cantos do mundo precisaram aprender a lidar com queixas e sintomas de uma doença que até agora não foi totalmente esclarecida e que a cada jornada de trabalho os colocavam diante do perigo.

Responsável pela formação de aproximadamente 60 enfermeiros e enfermeiras nos últimos anos, atualmente a UNESC Rondônia conta com 163 acadêmicos de Enfermagem. Na semana marcada pelo Dia do Enfermeiro, celebrado em 12 de maio, a coordenadora do curso oferecido pela UNESC na unidade de Vilhena, Dra. Zaira Bárbara da Silva, faz questão de ressaltar a importância deste profissional para os serviços em saúde.

“A Enfermagem tem um papel essencial na equipe de saúde, corroborando de maneira intensiva na prática dos cuidados prestados ao doente. São os enfermeiros e enfermeiras que ficam 24h à beira do leito do paciente atendendo a todas as suas necessidades”, conta a docente.

Mas de acordo com a enfermeira e doutora em Biotecnologia e Inovação em Saúde, a missão do profissional de Enfermagem vai muito além. “Auxiliamos toda equipe multiprofissional e além do atendimento ao paciente, também amparamos seus familiares. Vejo o nosso papel, especialmente nesta época tão triste que estamos vivendo, como um porto seguro para todos os envolvidos nesta pandemia”, completa Zaira.

 

Enfermagem na UNESC

Ao longo dos cinco anos de duração do curso de Enfermagem oferecido pela UNESC Rondônia na unidade de Vilhena, os estudantes tem à disposição laboratórios equipados com manequins de simulação realística e uma série de equipamentos, contam com aulas práticas e tem a oportunidade de participar de diversos cursos de extensão. Além disso, o curso de Enfermagem da Unesc conta com um corpo docente qualificado, constituído principalmente de mestres e doutores com vasto conhecimento e experiência.

“Temos vários egressos do curso se destacando no mercado de trabalho, na atuação profissional e dando continuidade na sua formação. Temos enfermeiros formados pela UNESC Rondônia que entraram em programas de residência em primeiro lugar e isso nos deixa bastante felizes”, finalizou a coordenadora de Enfermagem.

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/UNESC Rondônia)