Notícias

Acadêmicos de Direito elaboram Nova Constituição durante aula do Projeto Integrador


Unesc tem como proposta fazer com que os alunos se tornem os personagens principais e os maiores responsáveis pelo processo de aprendizagem

Nesta semana, após um desastre dizimar praticamente todos os seres humanos do planeta (restaram apenas 22 em todo o mundo), os acadêmicos de Direito do 2º período vespertino da Unesc tiveram uma difícil missão: elaborar uma nova Constituição, com os princípios e as regras estabelecidos por um novo Poder Constituinte.

Brincadeiras à parte, e toda a humanidade a salvo, a atividade conjunta das disciplinas de Teoria da Constituição e Direitos Fundamentais e Sociologia e Antropologia Jurídica, fez os acadêmicos quebrarem a cabeça na elaboração de uma nova Constituição.

Na atividade hipotética do Projeto Integrador, cada acadêmico escolheu um sobrevivente para representar seu direito na reconstrução do mundo. Foram esses sobreviventes os responsáveis por exercer o Poder Constituinte Originário e estabelecer todas as regras jurídicas que integram a Nova Constituição que guiará toda a nova sociedade. Desde os princípios fundamentais do Novo Estado, os acadêmicos precisaram definir e estruturar todas as etapas da Constituição. Foi obrigatório aos alunos de Direito da Unesc, por exemplo, garantir todos os direitos defendidos pelos sobreviventes em uma nova Carta Magna.

A atividade, chamada de “Dia Zero”, foi uma iniciativa conjunta dos professores Melina Macedo Bemfica e Alexandre Cury  “O objetivo deste exercício foi integrar as matérias. Então a gente pegou o aporte teórico de cada disciplina, que foi apresentada aos alunos, e trouxe isso no formato de um exercício onde eles tem que desempenhar a função de construir a Nova Constituição, com base em todo o conhecimento já adquirido”, explicou o professor Alexandre Cury.

Para a acadêmica Maria Isabel de Souza, o Projeto Integrador e as Metodologias Ativas, adotadas pela Unesc, tem sido um diferencial na aprendizagem. “Eu acho importante este tipo de projeto, que integra tanto os alunos, quanto as disciplinas que estão sendo ministradas. Hoje estamos aqui colocando em prática muito da teoria ensinada em sala de aula. São projetos como este que fortalecem a qualidade do ensino superior”.

“Sobre o exercício, Maria Isabel foi enfática: “Elaborar uma constituição parece abstrato quando a gente fala de um documento que irá reger toda uma sociedade, sendo produzida por alunos do 2º período. Mas quando temos os objetivos e embasamento teórico, quando sabemos o que a Constituição representa para uma sociedade e o que ela pretende proteger e garantir, estamos prontos para replicar todo o conhecimento que adquirimos”.

A proposta da Unesc, com a implantação das Metodologias Ativas em todos os cursos, é fazer com que os alunos se tornem os personagens principais e os maiores responsáveis pelo processo de aprendizado. Ou seja, colocando a “mão na massa” os alunos aplicam na prática a teoria aprendida em sala de aula.

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)

Acadêmicos tiveram que colocar a “mão na massa” e elaborar uma nova Constituição