Notícias

Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da Unesc criam habitáculo e móveis de decoração


O habitáculo trata-se de uma unidade mínima destinada à atividade humana

Um habitáculo planejado e construído por acadêmicos do 1º período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc agora está exposto no pátio da instituição, assim como diversos objetos de decoração e móveis.

A proposta da Unesc, com a implantação das Metodologias Ativas em todos os cursos, é fazer com que os alunos se tornem os personagens principais e os maiores responsáveis pelo processo de aprendizado. Ou seja, colocando a “mão na massa” os alunos aplicam na prática a teoria aprendida em sala de aula.

“O Projeto Integrador faz parte da nova matriz do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc. Desde o primeiro período do curso, as metodologias ativas fazem os alunos colocarem a “mão na massa” e aprenderem muito além da teoria. Eles aprendem fazendo!”, enfatiza Andressa Zampoli.

A professora foi a responsável pelo desenvolvimento da atividade que levou os alunos a construírem um Habitáculo. Para os que não conheciam a palavra, trata-se de uma unidade mínima destinada à atividade humana. Ao longo do semestre, a turma foi dividida em quatro grupos que apresentaram diferentes propostas para um habitáculo.

Após a avaliação de um júri técnico e popular, um dos protótipos foi eleito para ser executado e agora está exposto na Unesc. O projeto, que recebeu o nome de Merakvates, contou com a participação de todos os acadêmicos em sua execução e agora está destinado ao lazer e convívio de todos que freqüentam a Unesc. O trabalho contou também com a orientação dos professores Jamille Barbosa, Rodrigo Selhorst,  Tainah Musa e Camila Borghezan.

Além do habitáculo, diversos móveis criados neste semestre por acadêmicos do 5º período de Arquitetura e Urbanismo, em outra disciplina do curso, estão disponíveis no pátio da instituição para uso de todos. Entre os móveis estão poltronas, estantes e armários, a maioria deles construídos com materiais reaproveitados, como uma bicicleta que foi transformada em uma estante para televisão.

Entre os móveis criados por acadêmicos, uma bicicleta foi transformada em suporte para televisão e receptores

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)