Notícias

Acadêmicos da Unesc se unem a grupo de pesquisa nacional voltado ao estudo dos Direitos dos Animais


 

Após a aprovação de acadêmicos de Direito da UNESC Vilhena em grupos de pesquisa da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e do Instituto de Direito Constitucional e Cidadania (IDCC/PR), mais três estudantes do curso foram aprovados e passam a integrar o Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Direito Animal (GEPDA).

Vitória Silva Pereira e Antônio Oliveira da Silva, ambos do 7º período, e Rozaria Rodrigues de Moraes, do 5º período, agora integram um grupo nacional que busca unir estudantes de todos os níveis e profissionais da área em uma pesquisa jurídica em prol dos animais. O GEPDA é um grupo de pesquisa em Direito Animal totalmente online e gratuito e realiza reuniões quinzenais, por meio da plataforma Zoom.

“Todos os estudos feitos por esse grupo de pesquisa podem ser utilizados como fundamentação para ações judiciais ou publicação de artigos jurídicos sobre o tema. É um grupo nacionalmente reconhecido pela sua atuação e que reúnem nomes de grande relevância, promovendo seminários e debates com grandes juristas. O GEPDA trata de uma temática importante, mas muito pouco difundida, com poucos profissionais especialistas no assunto”, destacou o coordenador do curso de Direito da UNESC Vilhena, Vitor Marçal.

Sobre a aprovação dos alunos em mais um grupo de pesquisa de tamanha relevância, o coordenador celebra. “Me sinto duplamente contente com a aprovação dos acadêmicos. Primeiramente, por continuarmos incrementando e valorizando cada vez mais a pesquisa científica e a troca de informações com grupos de estudo e pesquisa de outras instituições e estados. Depois, pelos alunos aprovados, pois são merecedores pela dedicação, entusiasmo e seriedade com que enfrentam a própria formação acadêmica”, finalizou.

Por sua vez, os acadêmicos estão bastante empolgados com a aprovação no grupo de pesquisa e ansiosos por contribuir. “Estou bastante otimista com esse grupo de pesquisa de Direito Animal. Vejo que é um tema muito discutido fora do estado, mas aqui em Rondônia são poucos  profissionais que defendem esta temática. Por isso, acredito que fará uma grande diferença em minha vida acadêmica e profissional”, ressaltou a acadêmica de Direito da UNESC, Vitória Silva Pereira .

Já o aluno Antônio Oliveira da Silva se disse preparado para ajudar a disseminar o Direito Animal entre acadêmicos e profissionais da área. “Com essa aprovação, pretendo observar mais de perto a evolução do Direito Animal integrando agora o GEPDA. Tenho o objetivo de produzir cientificamente, refletir criticamente sobre os problemas apresentados e apresentar hipóteses para aprofundamento e contribuição com o GEPDA, além de agregar conhecimento e disseminar a importância do assunto, tão carente na região Norte”, reforçou Antônio Oliveira da Silva.

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)