Notícias

1º Mestrado em Direito oferecido no interior de Rondônia marca mais um capítulo na história da Unesc


A noite de 11 de março ficará registrada na história de Rondônia, de Cacoal, mas principalmente na trajetória da Unesc. A instituição, que no dia 14 completa 35 anos de atuação no estado, lançou a aula inaugural do seu primeiro Mestrado em Direito, oferecido em parceria com a Unijuí – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Antecedendo a palestra do doutor pela UFSC, Gilmar Antônio Bedin, que abordou o “Estado de Direito e Patriotismo: Déficit de Republica no Brasil”, o professor Antônio Carlos Nascimento, diretor institucional da Unesc, falou aos mestrandos e a todo o público presente no auditório da instituição sobre mais este avanço no ensino superior.

“Este é um momento ímpar na história da Unesc. Nesta semana comemoramos 35 anos voltados a um ensino superior de qualidade dentro do estado de Rondônia. Este Mestrado exemplifica o nosso trabalho. O conhecimento e o saber tem o compromisso de transformar o mundo à nossa volta e estamos trazendo esse Mestrado, junto com a Unijuí, para oferecer todas as condições para que os nossos profissionais se especializem aqui, dentro do nosso estado de Rondônia”, ressaltou .Doutor Nascimento ressaltou ainda a atenção dispensada pela Unesc aos cursos de pós-graduação. “Este é o segundo Mestrado oferecido pela Unesc, que no final de 2019 iniciou também o Mestrado em Administração. Além disso, todos os anos, a Unesc oferece uma série de cursos de pós-graduação. Essa evolução no ensino superior oferecido em Rondônia faz parte da nossa história”, completou o diretor.

Também presente ao evento, o presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Cacoal, Dr. Diógenes Nunes de Almeida Neto, parabenizou a instituição por mais essa conquista. “Eu me sinto muito feliz em testemunhar este momento tão importante não só para a Unesc, que sempre foi uma instituição de vanguarda, mas para o desenvolvimento do ensino jurídico em todo o interior do estado. Eu fico feliz de ver meus colegas advogados como mestrando, buscando ainda mais conhecimento. Os meus parabéns a todos e mais uma vez a OAB se coloca à disposição desta tão importante instituição, que é a Unesc”, ressaltou.

Por sua vez, o coordenador da Unijuí, doutor Gilmar Antônio Bedin, ressaltou a importância da parceria interinstitucional. O Mestrado em Direito, com área de concentração em Direitos Humanos, foi possível através da celebração de um convênio da Unesc com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí “É uma satisfação estar aqui neste momento, em uma instituição de tamanha relevância dentro do estado de Rondônia. Esta parceria entre a Unesc e a Unijuí propõe um avanço, no sentido de qualificar o ensino, oferecendo o 1º Mestrado em Direito no interior do estado”, enalteceu.

O Mestrado em Direito, com área de concentração em Direitos Humanos, foi possível através da celebração de um convênio da Unesc com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí. O Mestrado em Direito, reconhecido pela Capes com conceito 4, terá duração de 24 meses e divide-se em duas linhas de pesquisa: “Fundamentos e Concretização dos Direitos Humanos” e “Democracia, Direitos Humanos e Desenvolvimento”.

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)