fbpx

Notícias

Outubro Rosa: Unesc recebe Carreta do Amor em Porto Velho


Carreta estará estacionada na unidade da Unesc, em Porto Velho, nos dias 30 e 31

Com o objetivo de reforçar o seu compromisso em prol da saúde da mulher, somando forças na luta contra o Câncer de Mama e de Colo de Útero, a Unesc recebe dentro do Outubro Rosa a Carreta do Amor. A ação é uma parceria da Unesc com o Hospital do Amor e a empresa Valorize Administradora de Condomínio.

Nos dias 30 e 31, a Carreta estará estacionada na unidade da Unesc em Porto Velho, à disposição das mulheres para a realização de exames preventivos de Mamografia e Papanicolau. Os atendimentos acontecem entre às 8h e 12h, ressaltando que a Unidade da Unesc em Vilhena está localizada na Avenida Imigrantes, 4045 B, no Setor Industrial.

O prazo para agendamento foi prorrogado e o formulário para o atendimento na Carreta do Amor deve ser feito através do link disponibilizado pelo Hospital do Amor.

 

Quem pode fazer o Papanicolau?

Direcionado a mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, o Papanicolau é um exame simples e rápido que colhe células do colo do útero para análise em laboratório – seu principal objetivo é prevenir contra o câncer de colo de útero. Este é o segundo maior tipo de câncer que ocorre entre as mulheres e se localizadas precocemente, e obtiverem o tratamento, elas têm praticamente 100% de chance de cura.

Orientações para a realização do exame Papanicolau (48 horas antes):

  • Não manter relação sexual – mesmo com uso de preservativo;
  • Não utilizar medicamentos por via vaginal;
  • Não realizar duchas vaginais para higiene;
  • Devem estar fora do período menstrual , pelo menos cinco dias após o término; e
  • Não estar grávida

Quem pode fazer a Mamografia?

Direcionado a mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos, a Mamografia é usada para diagnosticar o câncer de mama que é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.

Orientações para a realização do exame de Mamografia:

  • Mulheres entre 40 e 49 anos devem realizar seu exame anualmente;
  • Mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar seu exame a cada dois anos;
  • Não ter realizado o exame nos últimos 12 meses;
  • Não estar amamentando

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)