Notícias

Unesc recebe alunos do ensino médio em um tour virtual pela instituição


 

A noite de terça-feira (22) foi bastante movimentada na unidade da Unesc em Cacoal. Por meio de um tour virtual, dezenas de alunos do ensino médio de uma escola local visitaram os principais laboratórios e espaços da instituição, que é pioneira no ensino superior em Rondônia.

Nos laboratórios, os coordenadores dos cursos oferecidos pela Unesc em Cacoal receberam os alunos que permaneceram atentos durante todo o passeio virtual. “Infelizmente, devido à pandemia de Covid-19, o acesso à instituição permanece restrito e continuamos sempre respeitando todas as orientações dos órgãos mundiais de saúde. Os alunos que participaram do tour virtual estão entrando na reta final do ensino médio e estão ansiosos pela vivência acadêmica então a nossa ideia foi mostrar um pouco do que eles vão encontrar no ensino superior. Os professores falaram um pouco sobre os cursos, os diferentes laboratórios e esclareceram as dúvidas que surgiram durante o passeio. Nossa vontade é que estivessem todos aqui conosco, mas temos nos empenhado muito para nos adaptar à nova realidade e temos obtido êxito”, destacou Suzi Ramires, coordenadora pedagógica da Unesc.

Durante o tour, os alunos do ensino médio puderam conhecer, por exemplo, a Sala Google. Um Multiespaço Educacional que coloca à disposição de alunos e professores diversos chromebooks e vários produtos Google, entre eles uma conta de e-mail, o G Suite for Education, Google Drive ilimitado, Google Classroom, Google Docs, Google Agenda e muitos outros. Na Unesc, toda a estrutura e os benefícios das ferramentas Google são utilizadas em prol da educação!

Outro espaço que recebeu a visita virtual dos alunos foi o laboratório de construção, onde acadêmicos de cursos como Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental tem acesso a todos os materiais que são utilizados nos mais diversos tipos de produção. É neste espaço que os materiais vão ser estudados e testados! Afinal, conhecer o material com o qual se deve trabalhar e o seu emprego é extremamente importante e necessário durante a formação dos futuros profissionais.

A visita online também contemplou a Biblioteca da Unesc, que conta com um acervo com mais de 50 mil volumes, composto por livros, obras especiais, obras de referência, processos transitados em julgado e arquivados nas áreas penal e civil. A Instituição mantém ainda assinaturas correntes de periódicos de diversas áreas. Tudo isso em um espaço de mais de 800 metros quadrados.

Diversos outros laboratórios despertaram a atenção dos alunos que durante todo o tour virtual demonstraram a empolgação com o universo do ensino superior. A experiência foi a primeira realizada pela Unesc, que já se coloca à disposição de outras escolas para novas visitas online.

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)