Notícias

Unesc é parceira de projeto desenvolvido em escola pública de Espigão D’Oeste


Teve início esta semana, em Espigão D’Oeste, a segunda edição do projeto de conscientização política para alunos do ensino médio da Escola Sete de Setembro, levando conhecimentos acerca do processo eleitoral como todo.

Organizado pelos professores Luziana Furtado e Carlinhos Cardoso, o projeto conta com o apoio da ex-acadêmica da Unesc, Lirvani Storch. Atualmente, além de advogada, a egressa da Unesc atualmente é vereadora no município. Lirvani faz questão de agradecer as parcerias e parabenizar o projeto.

Edson Osival Furlanetto transmitiu aos alunos conhecimentos sobre a Evolução e a História do Direito ao Voto. O objetivo da aula foi contar um pouco da história, as lutas e as conquistas, além de conscientizar os alunos de que o voto não é uma OBRIGAÇÃO e sim um DIREITO e que pode fazer toda a diferença na mudança que tanto almejados! Atendendo a pedidos ele também contou aos alunos um pouco da sua história de vida, que é admirável e inspiradora”, destacou.

Assim como a primeira edição, realizada em 2018, a palestra de abertura do projeto foi realizada pelo professor Edson Osival Furlanetto, docente da Unesc desde 2007 e Auditor da Receita Federal do Brasil.

 “É um projeto apaixonante e inspirador, pois poder levar um pouco de conhecimento técnico aos jovens que logo ingressarão no Ensino Superior é, além de gratificante, um alento e mantém a chama da esperança por dias melhores acesa. O projeto é um sucesso pois conta com a organização de dois professores extremamente vocacionados e apaixonados pelo que fazem e com parcerias que fortalecem a iniciativa. A parceria com a Unesc, ao oportunizar a participação do seu corpo docente, e a participação da vereadora Lirvani Storch mostram-se profícuas. Os frutos desse engajamento logo serão colhidos”, destacou Furlanetto.

Entre os temas abordados pelo projeto desenvolvido na escola Sete de Setembro, estão: Contexto histórico – A Importância do Voto; Organização Política e Administrativa do Estado; Direitos Fundamentais e Cidadania; Funções e Competências dos Poderes (Executivo, Legislativo, Judiciário e Órgãos de Controle); Sistema Eleitoral (Partidos, Coligações, Sistema Proporcional e Majoritário); Condições de Elegibilidade (Lei da Ficha Limpa); Papel da Justiça Eleitoral.